Sexta-feira, 19 de Abril de 2024

Camões, I.P. e Fundação Calouste Gulbenkian lançam concurso de Investigação

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Concursos, Cooperação Internacional, Revistas

O Camões- Instituto da Cooperação e da Língua e a Fundação Calouste Gulbenkian lançam a 2.ª edição do concurso de Investigação para o Desenvolvimento. O concurso vai distinguir dois projetos de cooperação para o desenvolvimento promovidos por ONGD nacionais que tenham por objetivo publicar, em revistas científicas, com revisão pelos pares, os resultados alcançados. As candidaturas poderão ser feitas no site da Fundação Calouste Gulbenkian de 10 a 31 de outubro de 2016.

O objetivo do concurso é contribuir para o reforço da capacidade de produção de conhecimento e influência de políticas públicas por parte das ONGD. Os projetos devem estar concluídos ou em fase final de conclusão à data de apresentação da candidatura. Podem candidatar-se ONGD nacionais, legalmente reconhecidas pelo Camões, I.P. há mais de três anos, em parceria com instituições de ensino superior e de investigação com mérito reconhecido nas áreas de intervenção a que os projetos reportam.

Um júri composto por peritos reconhecidos na área da cooperação para o desenvolvimento vai selecionar duas candidaturas às quais será atribuído um apoio até 10 mil euros/cada.

Os projetos Coerência das Políticas de Desenvolvimento: Desafio para a Cidadania Ativa em Cabo Verde, uma parceria entre a ONGD IMVF -Instituto Marquês de Valle Flôr e o IUL – Centro de Estudos Internacionais e Observatório dos Direitos na Guiné-Bissau, um trabalho conjunto da ACEP: Associação para a Cooperação entre Povos e do CESA – Centro de Estudos sobre África da Universidade de Lisboa foram os vencedores da edição de 2015.

Mais informações nas páginas do Camões, I.P. e da Fundação Calouste Gulbenkian.