Bolsas para mestres, doutores e graduados em sociologia
Início: ⋅ Fim: ⋅ Data de abertura: ⋅ Data de encerramento: ⋅ Países: Portugal
Bolsas, Bolsas de investigação, Ciências Sociais, Sociologia
Estão abertos concursos para bolsas de investigação e pós-doutoramento no Centro de Investigação e estudos de sociologia (CIES) no Instituto Universitário de Lisboa (IUL).
1) Bolsa de Pós-Doutoramento
Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Pós-Doutoramento para o projeto de investigação "Estudo sobre Impactos da Redução do Número de Alunos/Turma", financiado pelo Secretaria-Geral da Educação e Ciência.
Requisitos de admissão: Os candidatos deverão possuir o grau Doutoramento em Sociologia ou em Políticas Públicas. Deverão ter conhecimentos de análise de dados qualitativos, nomeadamente entrevistas em profundidade e focus group, tal como experiência de recolha e tratamento de dados sobre o sistema de educação. O domínio das metodologias de avaliação de impactos constitui um elemento diferenciador entre candidatos que preencham as anteriores condições. Privilegia-se experiência anterior de investigação e conhecimentos teóricos no campo das políticas de educação e de administração escolar. Os candidatos devem ainda ter um bom domínio da língua portuguesa e da língua inglesa (oral e escrita). Prazo máximo de apresentação: 5 de dezembro. Mais informações no edital 1 em anexo.
2)Três Bolsas de Investigação para mestre
Encontra-se aberto concurso para a atribuição de três Bolsas de Investigação de Mestre para o projeto de investigação "Estudo sobre Impactos da Redução do Número de Alunos/Turma", financiado pelo Secretaria-Geral da Educação e Ciência.
Requisitos de admissão: Os candidatos deverão possuir o grau de Licenciatura em Sociologia e um grau de Mestrado com especialização em Sociologia da Educação ou Políticas Públicas de Educação. Deverão ter conhecimentos de análise de dados qualitativos e quantitativos, nomeadamente entrevistas em profundidade, focus group, e tratamento das estatísticas da educação. Privilegia-se experiência anterior de investigação e conhecimentos teóricos no campo da sociologia da educação e das Políticas Públicas de Educação, nomeadamente em temáticas relacionadas com o sucesso escolar, a organização pedagógica e a administração de recursos educativos. Os candidatos devem ainda ter um bom domínio da língua portuguesa e da língua inglesa (oral e escrita). Prazo máximo de apresentação: 5 de dezembro. Mais informações no edital 2 em anexo.
3) Bolsa de Investigação
Encontra-se aberto concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação no âmbito do Projeto (PT) “Apoio e Oposição à Imigração em Portugal numa Perspectiva Comparada” (Support and Opposition to Migration), com a Ref.ª PTDC/IVCCPO/1069/2014 financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
Requisitos de admissão:
- Mestrado em Ciência Política, Relações internacionais, Estudos Europeus ou outras áreas afins com média igual ou superior a 14 valores
- Domínio falado e escrito das línguas portuguesa e inglesa
São considerados fatores preferenciais:
- Experiência de participação no desenvolvimento e gestão de projetos de investigação científica
- Proficiência em Inglês
- Excelente capacidade oral e escrita
- Capacidade organização e autonomia
- Conhecimentos de metodologias de investigação de natureza quantitativa (inquéritos, tratamento e análise de dados) e qualitativa (realização de entrevistas, análise de conteúdo de textos políticos)
Prazo máximo de apresentação: 2 de dezembro. Mais informações no edital 3 em anexo.
4) Bolsa de Investigação para mestre
Encontra-se aberto concurso para a atribuição de (1) uma Bolsa de Investigação de Mestre para o projeto de investigação “Below 10”, financiado pelo Programa Erasmus+, e em curso no CIES-IUL do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL).
Requisitos de admissão: Os candidatos deverão possuir o grau de Licenciatura em Sociologia e um grau de Mestrado com especialização em Sociologia da Educação. Deverão ter conhecimentos de análise de dados qualitativos, nomeadamente entrevistas em profundidade e focus group, tal como experiência de recolha de dados em contexto escolar. Privilegia-se experiência anterior de investigação e conhecimentos teóricos no campo da sociologia da educação, nomeadamente em temáticas relacionadas com o sucesso escolar, a construção de trajetórias escolares de contratendência, o abandono escolar, a violência escolar, ou os territórios TEIP. Os candidatos devem ainda ter um bom domínio da língua portuguesa e da língua inglesa (oral e escrita).
Prazo máximo de apresentação: 25 de novembro. Mais informações no edital 4 em anexo.
Mais informações na página da CIES-IUL.



