Quinta-feira, 28 de Março de 2024
Financiamento/bolsas/emprego

Bolsas para Doutoramento e Pós-Doutoramento no Centro de Estudos Sociais

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Bolsas, Bolsas de investigação, Ciências Humanas e Sociais, Doutoramento, Política, Pós-Doutoramento

O Centro de Estudos Sociais (CES), Laboratório Associado da Universidade de Coimbra, seleciona candidatos para seis bolsas (três para doutorado e três para pós-doutorado) no projeto "POLÍTICA - As políticas anti-racistas na Europa e na América Latina: produção de conhecimento, a tomada de decisões e lutas coletivas". Os investigadores interessados podem enviar as candidaturas até 30 de abril.

O projeto POLITICS - The politics of anti-racism in Europe and Latin America: knowledge production, decision-making and collective struggles é financiado pelo Conselho Europeu de Investigação e coordenado por Silvia Rodríguez Maeso.

O principal objetivo do projeto é explorar os conhecimentos sobre anti-racismo e trazer uma maior compreensão de como injustiças historicamente enraizadas estão sendo desafiados por instituições e movimentos de base. Considerando a centralidade e a influência mútua da Europa e América Latina nos processos globais de formação racial, o projeto irá desenvolver uma abordagem interdisciplinar e abrangente para duas vertentes principais:

• A análise dos processos de produção de conhecimento sobre 'raça' e ( anti-) racismo nas esferas de (inter) políticas governamentais nacionais, universidades estaduais e movimentos populares;
  • O exame de diversos caminhos de denúncia e mobilização coletiva contra o racismo diário presente na prática policial e nas representações na media tradicional.

Mais informações nas convocatórias completas (em inglês) em anexo e na página do CES.