Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
Financiamento/bolsas/emprego

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Bolsas, Ciências Humanas e Sociais, Língua, PLE

A Fundação Oriente concede bolsas de estudo a candidatos nacionais de países do Extremo Oriente para a frequência de cursos de língua e cultura portuguesas promovidos pelas universidades portuguesas, e a cidadãos portugueses para a frequência de cursos de línguas e culturas de países do Índico e do Pacífico, promovidos por instituições oficiais daqueles países. As candidaturas estão abertas de 4 a 29 janeiro de 2016.

Duração

A duração é de um ano letivo, podendo este prazo, no caso das bolsas para aperfeiçoamento de línguas e culturas orientais, ser excecionalmente prorrogado por períodos iguais ou inferiores, até ao limite de três anos letivos.

Condições de elegibilidade

As Bolsas para Aperfeiçoamento de Língua e Cultura Portuguesas e de Línguas e Culturas Orientais destinam-se a candidatos que pretendam aperfeiçoar os seus conhecimentos das línguas mencionadas. Os candidatos deverão ter estudado, pelo menos durante um ano letivo, num estabelecimento de ensino reconhecido. Para aperfeiçoamento de língua e cultura portuguesas, não serão aceites candidaturas de estudantes que já estejam a viver em Portugal e/ou que já tenham beneficiado de uma bolsa de estudo de outra instituição para o mesmo objetivo.

Caraterísticas da bolsa

• O valor mensal da bolsa é fixado anualmente pela Fundação.
• As propinas exigidas pelas instituições oficiais portuguesas para frequência dos cursos são pagas diretamente pela Fundação.
• A Fundação compromete-se a assumir as despesas da viagem de ida e volta entre o local de residência permanente do bolseiro e de utilização da bolsa.
• As universidades portuguesas em que se realizam os cursos de língua e cultura portuguesas serão indicadas pela Fundação.

O programa de bolsas de estudo da Fundação Oriente tem como principais objetivos incentivar a investigação nas áreas das ciências sociais e humanas em temas relacionados com o Extremo Oriente, promover o intercâmbio científico entre universidades e as comunidades científicas portuguesas e orientais, promover o conhecimento e o aperfeiçoamento da língua e da cultura portuguesas e das línguas e culturas orientais, proporcionar o aperfeiçoamento artístico, contribuir para a formação de quadros através da concessão de bolsas para a frequência de cursos superiores a estudantes orientais de grande potencial e fracos recursos económicos e proporcionar o acesso à formação média e profissionalizante a estudantes orientais de menores recursos económicos.

Mais informações e candidaturas: