Quinta-feira, 28 de Março de 2024
Financiamento/bolsas/emprego

Bolsas Fulbright-Instituto Camões para Professores e Investigadores Doutorados

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal, Estados Unidos

Formação a distância, Bolsas, Arte, Ciências Humanas e Sociais

A Comissão Fulbright Portugal divulga a abertura do concurso de Bolsas Fulbright - Instituto Camões para Professores e Investigadores Doutorados, para lecionar ou realizar trabalhos de investigação em universidades ou centros de investigação nos EUA no ano letivo 2016/2017. O concurso é aberto a diversas áreas de estudo das Ciências Humanas e Sociais. O prazo de candidaturas decorre entre 1 e 31 de outubro de 2015.

Áreas de estudo:

Linguística, Didática, Pedagogia do Ensino das Línguas, Literatura, Formação à Distância, Comunicação, Sociologia, Ciência Política, História, História Contemporânea, Relações Internacionais, Artes Plásticas, Artes Performativas. Estas áreas deverão estar circunscritas a temas de Língua e Cultura Portuguesas, sendo dada, igualmente, prioridade a projectos de especial relevância para as relações culturais luso-americanas.

Requisitos:

- Doutoramento já concluído no momento do concurso à bolsa.
- Bons conhecimentos de Inglês.
- Prova de concordância com o projecto por parte da instituição norte-americana.

Processo de selecção:

- Apreciação curricular e do projecto
- Entrevista

Duração: de 3 a 12 meses. A bolsa não poderá ter início antes de agosto de 2016.

Benefícios:

- Financiamento até $12,000 (doze mil dólares), dependendo da duração da estadia
- Seguro de saúde e acidentes durante o período da bolsa
- Emissão dos documentos necessários ao visto J-1
- Isenção do pagamento do visto
- Orientação antes da partida para os EUA
- Acompanhamento do bolseiro durante a estadia nos EUA, por parte da Comissão Fulbright e do Council for International Exchange of Scholars
- Oportunidades de participação em seminários e outras actividades culturais e científicas organizados pelo Programa Fulbright, durante a estadia do bolseiro nos EUA, sujeitos a disponibilidade de fundos.

Condições de elegibilidade:

Só são considerados elegíveis os candidatos que:

- Possuam nacionalidade portuguesa.
- Não tenham residido nos EUA durante um período igual ou superior a 5 anos, nos 6 anos anteriores à data do concurso.
- Não possuam dupla nacionalidade, portuguesa e norte-americana.
- Não possuam autorização de residência (green card) nos EUA.
- Não possuam visto que lhes permita residir nos EUA, entre a altura do concurso à bolsa e o início do período de estadia nos EUA.

Candidaturas: O concurso decorre entre 1 e 31 de outubro de 2015.

Todos os pedidos de informação sobre esta bolsa devem ser enviados por email para plemos@fulbright.pt.

Mais informações: