Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

Fundação Calouste Gulbenkian
Associação Internacional de Lusitanistas

Saber mais

Financiamento/bolsas/emprego

Bolsas FAPESP de pós-doutoramento na área de Etnomusicologia

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Bolsas, Música, Antropologia, Ciências Humanas e Sociais, Pós-Doutoramento, Bolsas de investigação

Estão abertas as inscrições para quatro bolsas de pós-doutoramento na área de Etnomusicologia e/ou  Antropologia da Música. As bolsas são associadas ao Projeto Temático FAPESP 2016/05318-7 "O Musicar Local - Novas Trilhas para a Etnomusicologia". O valor de Pós-Doutorado FAPESP é de R$ R$ 6.819,30 e a bolsa terá a duração de 24 meses. As inscrições podem ser feitas até 14 de agosto de 2017.

Duas bolsas, orientadas por Professora Suzel Ana Reily, serão sediadas no Instituto de Artes da UNICAMP; duas bolsas, orientadas por Professora Rose Satiko Hikiji, serão sediadas no Departamento de Antropologia da USP.  

Resumo do Projeto Temático:
O Projeto Temático (PT) visa investigar como o musicar constrói a localidade e como é construído por ela. Ao dar foco à localidade da atividade musical, pretende-se chamar atenção para o papel da música na articulação deste contexto, independentemente da origem do estilo em questão. Localidades são contextos dinâmicos; são pontos de encontros contínuos entre pessoas, ideias, práticas, tecnologias, objetos que vão convergindo no local ao longo do tempo. A especificidade da localidade deriva de suas relações com outras localidades, mais do que com o seu isolamento. Busca-se, aqui, documentar como o engajamento musical se articula com as interações sociais que ocorrem durante o musicar, sejam os participantes amadores ou profissionais. O projeto, portanto, volta-se para a investigação da relação entre música e localidade a partir das práticas das pessoas envolvidas no musicar. Eixos do PT:

  • O musicar e a produção da localidade;
  •  Localidades, encontros e conexões no musicar local;
  •  Aprendizagem, transmissão e preparação;
  •  Tecnologias do musicar local.

Projeto de pesquisa:
Os temas específicos abordados por cada bolsista serão definidos pelos candidatos, de acordo com as suas bagagens acadêmicas anteriores e interesses pessoais, mas espera-se que o bolsista contribua para o avanço coletivo dos debates norteando o projeto como um todo. Em conformidade com os objetivos gerais do PT, as investigações dos bolsista serão norteadas pelas questões chaves:

  • Qual é a natureza do musicar no contexto local? O que isto nos diz sobre a produção da localidade e o modo como localidades produzidas são vividas pelas pessoas envolvidas no musicar local?
  • O que contribui para o estabelecimento de engajamento musical e de sentimentos de compromisso com a produção da música em nível local?
  • Como os grupos musicais locais operam enquanto "mundos artísticos" e/ou "comunidades de prática"? Como suas estruturas organizacionais afetam as formas do musicar na localidade, tanto no domínio amador quanto profissional?
  • De que maneira pessoas, coisas, tecnologias, instituições interagem nas práticas do musicar? Qual a relação destes "agentes" com a localidade, seja ela física ou imaginária?

 Requisitos do candidato:

  • O candidato deverá ter concluído o doutoramento há menos de 7 (sete) anos.
  • A bolsa pressupõe dedicação exclusiva ao projeto de pesquisa. ( O exercício de algumas atividades concomitantes pode ser autorizado em certos casos, mediante solicitação formal à FAPESP)

Mais informações na página das Bolsas FAPESP de pós-doutoramento na área de Etnomusicologia e através do e-mail s.reily@iar.unicamp.br.

Informação relacionada

Outras webs de referência
Enviar Informação

Mapa de visitas