Quinta-feira, 19 de Setembro de 2024
Financiamento/bolsas/emprego

Bolsas do Programa de Estudantes-Convênio de Pós-Graduação

Início: Fim: Países: Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Timor

Mestrado, Bolsas

Estudantes de países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém acordos de cooperação educacional, cultural ou em ciência e tecnologia em desenvolvimento, podem se candidatar às bolsas do Programa de Estudantes-Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG). As inscrições, on-line, podem ser feitas até o dia 27 de julho de 2015. A formação será ministrada em instituições de educação superior brasileiras, públicas ou particulares.
 
Para concorrer, o estudante estrangeiro deve, entre outros requisitos, comprovar domínio da língua portuguesa por meio do exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras), não ter outro doutorado e ser aceito por instituição brasileira que emita diploma de validade nacional em curso de doutorado, recomendado ou reconhecido pela Capes, com conceito igual ou superior a três pontos. Caso seja proveniente de país no qual não se aplica o Celpe-Bras, é necessário comprovar proficiência por meio de declaração do coordenador do curso de pós-graduação stricto sensu pretendido no Brasil.
 
O Programa de Estudantes-Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG) é administrado conjuntamente pelo Departamento Cultural do Ministério das Relações Exteriores (MRE), pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
 
Para saber mais sobre as candidaturas a mestrado, confira o site do CNPq, seção Chamadas Recentes Abertas e a chamada em anexo.
 
Outras informações estão acessíveis no site do Ministério das Relações Exteriores.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas