Quarta-feira, 18 de Setembro de 2024
Financiamento/bolsas/emprego

Bolsas de Doutoramento para o projeto MEMOIRS - CES / Coimbra

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Ciências Humanas e Sociais, Bolsas, Doutoramento

O Centro de Estudos Sociais (CES) – Laboratório Associado – da Universidade de Coimbra, divulga a abertura do período de candidaturas para 2 bolsas de doutoramento no âmbito do projeto “MEMOIRS – Children of Empires and European Postmemories”, financiado pelo European Research Council, e coordenado pela Doutora Margarida Calafate Ribeiro.
 
O projeto MEMOIRS será desenvolvido no âmbito do Núcleo de investigação em Humanidades, Migrações e Estudos para a Paz (NHUMEP), que tem como uma das suas linhas de investigação história, memória, diásporas e pós-colonialismos.
 
Área Científica: Humanidades e Ciências Sociais (Estudos Pós-Coloniais, Estudos Literários, Estudos Culturais).
 
Descrição do projeto:
 
MEMOIRS tem por objetivo fazer o levantamento e a análise das memórias intergeracionais herdadas por filhos e/ou netos da geração que viveu os processos de descolonização dos territórios dominados por França, Portugal e Bélgica. A partir de entrevistas e de representações da segunda e terceira geração, pretende-se realizar uma análise comparativa de vivências influenciadas pela pós-memória das guerras coloniais e do fim dos impérios. O projeto irá questionar a herança pós-colonial europeia propondo uma nova compreensão da configuração do continente atual. O projeto tem por desígnio central compreender os efeitos da diversidade pós-imperial através das transferências de memória da práxis colonial na Europa atual.
 
O projeto é interdisciplinar, agregando especialistas dos estudos literários e culturais, de história e sociologia.
 
Requisitos de admissão:
 
1. Mestrado em Ciências Sociais ou Humanas, em domínios relevantes, tais como Estudos Literários, Estudos Culturais ou História (10%);
2. Experiência de investigação em Estudos Pós-Coloniais ou em Estudos Culturais (10%);
3. Formação e experiência acreditadas na utilização de metodologias qualitativas nas ciências sociais (15%);
4. Interesse na realização de uma tese de doutoramento no escopo da área temática e os países do projeto (25%);
5. Proficiência em Inglês, proficiência nativa ou quase-nativa em francês (os conhecimentos de português ou de outras línguas são uma vantagem) (15%);
6. Disponibilidade para viagens frequentes (especialmente na Europa) e períodos regulares em Coimbra (10%).
7. Pensamento independente, consciência crítica, excelente histórico de pesquisa e interesse nos estudos interdisciplinares (10%).
 
O regime das bolsas será a tempo integral e cada uma terá uma duração de 12 meses, com início previsto nos inícios de outubro de 2016.
 
O contrato de bolsa poderá ser prorrogado por períodos de tempo iguais ou diferentes, até o final do projeto, dependendo do bom desempenho e as atividades desenvolvidas.
 
Prazo limite de apresentação de candidaturas: 24 de junho de 2016.
 
Confira o edital em anexo para mais informações.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas