Quinta-feira, 28 de Março de 2024

Bolsas de Pós-doutorado FAPESP em Etnomusicologia - Antropologia da Música

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Antropologia, Bolsas, Bolsas de investigação, Música, Pós-Doutoramento

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) seleciona candidatos para quatro bolsas de pós-doutoramento na área de Etnomusicologia/Antropologia da Música. Bolsas associadas ao Projeto Temático FAPESP 2016/05318-7 “O Musicar Local – Novas Trilhas para a Etnomusicologia”. Duas bolsas, orientadas por Professora Suzel Ana Reily, serão sediadas no Instituto de Artes da UNICAMP; as outras duas, orientadas por Professora Rose Satiko Hikiji, serão sediadas no Departamento de Antropologia da USP. O candidato deverá ter concluído o doutoramento há menos de sete anos. A data limite para entrega de documentos é o 20 de fevereiro de 2017.

O Musicar Local – Novas Trilhas para a Etnomusicologia

O Projeto Temático visa investigar como o musicar constrói a localidade e como é construído por ela. Ao dar foco à localidade da atividade musical, pretende-se chamar atenção para o papel da música na articulação deste contexto, independentemente da origem do estilo em questão. Localidades são contextos dinâmicos; são pontos de encontros contínuos entre pessoas, ideias, práticas, tecnologias, objetos que vão convergindo no local ao longo do tempo. A especificidade da localidade deriva de suas relações com outras localidades, mais do que com o seu isolamento. Busca-se, aqui, documentar como o engajamento musical se articula com as interações sociais que ocorrem durante o musicar, sejam os participantes amadores ou profissionais. O projeto, portanto, volta-se para a investigação da relação entre música e localidade a partir das práticas das pessoas envolvidas no musicar. Eixos do Projeto Temático:

• O musicar e a produção da localidade;
• Localidades, encontros e conexões no musicar local;
• Aprendizagem, transmissão e preparação;
• Tecnologias do musicar local.

Projeto de pesquisa

Os temas específicos abordados por cada bolsista serão definidos pelos candidatos, de acordo com as suas bagagens acadêmicas anteriores e interesses pessoais, mas espera-se que o bolsista contribua para o avanço coletivo dos debates norteando o projeto como um todo. Em conformidade com os objetivos gerais do Projeto Temático, as investigações dos bolsista serão norteados pelas questões chaves:

• Qual é a natureza do musicar no contexto local? O que isto nos diz sobre a produção da localidade e o modo como localidades produzidas são vividas pelas pessoas envolvidas no musicar local?
  • O que contribui para o estabelecimento de engajamento musical e de sentimentos de compromisso com a produção da música em nível local?
  • Como os grupos musicais locais operam enquanto “mundos artísticos” e/ou “comunidades de prática”? Como suas estruturas organizacionais afetam as formas do musicar na localidade, tanto no domínio amador quanto profissional?
  • De que maneira pessoas, coisas, tecnologias, instituições interagem nas práticas do musicar? Qual a relação destes “agentes” com a localidade, seja ela física ou imaginária?

A duração da bolsa é de 24 meses e o valor de pós-doutorado FAPESP é de R$6.819,30. Mais informações na página da FAPESP e através do e-mail de S Reily, s.reily@iar.unicamp.br.