Domingo, 23 de Setembro de 2018
Financiamento/bolsas/emprego

Bolsas de mobilidade académica intra-África | Projeto MOUNAF

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe

Bolsas, Ciências da Educação, Ciências Sociais, Mobilidade, Programas

MOUNAF (Mobilité Universitaire en Afrique) é um projeto de mobilidade académica financiado pela União Europeia sob a Esquema de Mobilidade Académica Intra-África. Esta ação visa internacionalizar os sistemas de avaliação, programas de mestrado e doutoramento nas universidades africanas através da mobilidade académica. A MOUNAF fornecerá bolsas de estudo para 100 para estudantes de doutorado e mestrado e também para a equipe na África. O prazo de inscrição encontra-se aberto até 30 de agosto de 2018.

O programa de mobilidade MOUNAF envolve 4 regiões da África, 6 Universidades africanas (do Marrocos, Etiópia, África do Sul, República Democrática do Congo e Moçambique) e uma universidade europeia (da Bélgica). A parceria abrange dois idiomas de trabalho: francês e inglês. Foi concebido para facilitar o movimento de estudantes de mestrado e doutoramento e pessoal entre universidades selecionadas nas regiões africanas, como forma de reforçar a capacidade e incentivar o desenvolvimento socioeconómico em cada região. Destina-se a contribuir para a capacitação de recursos humanos e o desenvolvimento da cooperação internacional de universidades parceiras através da implementação de um programa de fluxos 100 nas áreas temáticas:

  1. Agricultura e segurança alimentar,
  2. Engenharia, incluindo infraestrutura e energia,
  3. Saúde e Meio Ambiente.

A análise de seu impacto no desenvolvimento participativo dependerá de campos interdisciplinares (Ciências Sociais, Governança e Ciências da Educação).

Tipos de Mobilidade

A bolsa de estudos MOUNAF permite que os alunos de dois grupos-alvo participem do esquema de mobilidade e prevê três tipos de mobilidade individual para funcionários e estudantes de pós-graduação (mestrado e doutorado).

Os tipos de mobilidade abrangidos incluem:

  • estudos de grau completo para mestrandos e doutorandos (máximo de 24 meses para mestrado e 36 meses para doutorandos);
  • intercâmbios de curta duração para estudantes de mestrado e doutoramento (pelo menos 6 meses); e
  • intercâmbios de pessoal durante pelo menos um mês.

A bolsa MOUNAF fornece a mobilidade de estudantes de pós-graduação e funcionários entre Instituições de Ensino Superior, incluindo o consórcio MOUNAF (grupo alvo 1), bem como oportunidades de mobilidade para candidatos de um dos outros países identificados como grupo alvo 2, de entre os quais: São Tomé e Príncipe, Angola, Moçambique, Cabo Verde e Guiné-Bissau.

As atividades de mobilidade destinam-se a proporcionar condições favoráveis ​​à mobilidade dos estudantes e dos estudantes, através de medidas de apoio de qualidade aos estudantes e ao pessoal para a realização de estudos, investigações e períodos de formação numa das IES parceiras.

Critérios de Elegibilidade para Mobilidade Estudantil

  • Os alunos do grupo-alvo 1 devem ser matriculados ou admitidos em uma das Instituições de Ensino Superior que compõem o consórcio no momento da solicitação da bolsa de estudos. Os estudantes elegíveis devem, portanto, ser matriculados / admitidos ou licenciados pela Universidade Moulay Ismail, Universidade Jimma, Universidade de Limpopo, Universidade Eduardo Mondlane, Université Cadi Ayyad e Université de Kisangani.
  • Os alunos do grupo-alvo 2 devem ser matriculados ou admitidos ou ter obtido um diploma de uma Instituição de Ensino Superior não incluída na parceria, mas estabelecida em um dos países africanos elegíveis.
  • Os alunos também devem ter conhecimento suficiente da língua em que os cursos são oferecidos na IES anfitriã.

Mais informações e candidaturas on-line no site do Projeto MOUNAF.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas