Quinta-feira, 28 de Março de 2024
Financiamento/bolsas/emprego

Bolsas de Investigação (Licenciado) em História do Ambiente

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Bolsas de investigação, Geografia, História

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de duas Bolsas de Investigação no âmbito do financiamento do Projeto de Investigação Exploratória, associado ao Programa Investigador FCT com a referência IF/00222/2013/CP1166/CT0001, com o apoio financeiro da FCT/MCTES através de fundos nacionais e quando aplicável cofinanciado pelo FEDER, no âmbito do Acordo de Parceria PT2020. Os investigadores interessados têm até 7 de julho para enviar as candidaturas.

Área Científica: História do Ambiente

Requisitos de admissão: Licenciatura em História, Geografia, Biologia e Agronomia (ou áreas afins); proficiência em Português (oral e escrito) à data de encerramento do concurso.

Plano de trabalhos: Pretende-se que contribuam para o projecto “Introductions, invasions and control measures of plant pests in Southern Europe. An interdisciplinary comparative approach from the 19th century onwards” (IF/00222/2013/CP1166/CT0001), desenvolvendo as seguintes atividades:

  1. Consultas em arquivos e bibliotecas; registo de dados relativos às pragas agrícolas verificadas em Portugal nos últimos dois séculos;
  2. Participação no tratamento dos dados e na redação de uma ou mais publicações científicas.

Os bolseiros trabalharão em estreita colaboração com o responsável do projeto acima referido contribuindo para duas linhas temáticas:

  1. “Pragas e moléstias das plantas nos periódicos”, através da identificação, seleção de notícias e anúncios publicadas nos jornais regionais e em revistas de agricultura; compilação e registo em base de dados/plataforma digital; colaboração com dois media partners da imprensa regional e/ou de comunicação especializada (e.g. ambiente - http://www.wilder.pt); colaboração com o projeto Ciência na Imprensa Regional do programa Ciência Viva (http://imprensaregional.cienciaviva.pt/home/);
  2. “Atlas [comentado] das pragas e patologias vegetais”, através do levantamento de dados georreferenciáveis sobre a ocorrência destes fenómenos à escala nacional, distrital, municipal e local a partir de fontes de arquivo; registo da informação numa base de dados e visualização dos dados através de Sistema de Informação Geográfica. 

O trabalho será desenvolvido no IHC/FCSH-NOVA, Edifício I&D, Av. de Berna 26 – C, Lisboa e nos locais de pesquisa a indicar pela coordenadora do projeto.

As bolsas terão a duração de 6 meses, com início previsto em 1 Setembro de 2017. O contrato de bolsa poderá ser renovado até ao máximo de 12 meses.

O texto completo do Edital, contendo os requisitos e o modo de apresentação das candidaturas, encontra-se publicado no portal EraCareers (Ref. FCSH / IHC / IF/00222/2013/CP1166/CT0001 / 2 BI Licenciado).
 

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas