Terça-feira, 19 de Março de 2024

Bolsas de investigação do Ibero-Amerikanisches Institut ― IAI

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Alemanha

Bolsas, Estudos Ibero-Americanos, Estudos Latino-Americanos

O Ibero-Amerikanisches Institut (IAI, Instituto Ibero-Americano) concede a cada ano entre dez e doze bolsas para estadia de investigação de um a dois meses em Berlim. Seu objetivo é proporcionar aos bolsistas a possibilidade de avançar em projetos inovadores vinculados com a linha de investigação do IAI, participar em um diálogo interdisciplinar com os investigadores do Instituto e com outros investigadores visitantes, utilizar os fundos e as coleções especiais do Instituto, apresentar e discutir os resultados de seus trabalhos em nosso colóquio de investigação e manter contato com colegas na Alemanha. A concessão das bolsas de estudo se realiza através de uma chamada para o concurso anual por parte do Instituto Ibero-americano.

Temática da chamada para 2019

Para 2019, só aceitaremos as aplicações que tratam do tema "Transferência de conhecimento e culturas: caminhos e infra-estruturas". Mais informações detalhadas sobre a chamada para 2019 poderão ser encontradas no site do IAI a partir de março de 2018.

Condições e forma de candidatura

O valor mensal das bolsas é de 1.000,- € para pessoas com título universitário, 1.300,- € para pessoas com título de doutor ou qualificação equivalente e 600,- € para pessoas que não precisam uma bolsa completa devido a seus outros rendimentos. Além disso, disponibiliza-se uma ajuda para custos de viagem (no valor máximo de 800,- €). Para poder obter uma bolsa de estudos é necessário ter completado os estudos universitários antes de apresentar a candidatura.

O prazo de candidatura para as bolsas de estudo correspondentes ao ano 2019 expira em 31 de agosto de 2018.

Os resultados do processo de seleção serão comunicados aos solicitantes em meados de novembro por correio eletrônico.

O Instituto Ibero-Americano é uma instituição de orientação interdisciplinar voltada para o intercâmbio científico e cultural com a América Latina, o Caribe, a Espanha e Portugal. O Instituto abriga um arquivo de conhecimento cujo principal destaque é a maior biblioteca europeia especializada no espaço cultural ibero-americano. O Instituto foi fundado em 1930 (História) e hoje está sediado no Kulturforum, em Berlim, na Potsdamer Straße. Desde 1962, o IAI é uma instituição da Fundação do Patrimônio Cultural Prussiano (Stiftung Preußischer Kulturbesitz - SPK).

Mais informações: http://www.iai.spk-berlin.de/pt/bolsas.html.