Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

Fundação Calouste Gulbenkian
Associação Internacional de Lusitanistas

Saber mais

Financiamento/bolsas/emprego

Bolsas de Iniciação Científica da Fundação Casa de Rui Barbosa

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Arquitetura, Arquivologia, Arquivos, Bolsas de Iniciação Científica, Ciência Política, Ciências da Comunicação, Direito, História, Letras, Museologia, Sociologia

A Fundação Casa de Rui Barbosa realiza processo seletivo simplificado para o Programa de Iniciação Científica da instituição com objetivo de selecionar candidato para exercer atividades de pesquisa nos projetos “A casa senhorial em Lisboa e no Rio de Janeiro: anatomia dos interiores” e "Três da geração de 1870: Rio Branco, Rui e Nabuco. Uma biografia política coletiva". O prazo máximo para inscrições é dia 18 de setembro.

A casa senhorial em Lisboa e no Rio de Janeiro: anatomia dos interiores

Edição da seção brasileira de sítio do projeto “A casa senhorial em Lisboa e no Rio de Janeiro: anatomia de interiores”, que implicará pesquisa, seleção, transcrição paleográfica, compilação, revisão e diagramação de textos e imagens relacionadas aos imóveis examinados pelo projeto, bem como revisão e diagramação de relatórios e artigos relacionados ao sítio.

  • 1 bolsa para aluno de graduação em Programação Visual, Arquitetura ou Museologia, com conhecimentos de Photoshop, Indesign, do software Joomla, e Autocad.
  • 1 bolsa para aluno de graduação em Letras, História, Comunicação, Museologia ou Arquivologia, com excelente domínio da língua portuguesa e conhecimentos de paleografia.

Orientadora: Ana Maria Pessoa dos Santos

Três da geração de 1870: Rio Branco, Rui e Nabuco. Uma biografia política coletiva

O barão de Rio Branco, Rui Barbosa e Joaquim Nabuco estiveram envolvidos em processos de mudança que estão na base da constituição do Brasil moderno: a abolição da escravidão, a fixação das fronteiras do país e a elaboração da primeira constituição republicana. Trata-se da elaboração de uma biografia política coletiva: será uma narrativa única que tecerá as ligações de cumplicidade e de conflito, de aproximação e afastamento entre esses personagens, sobretudo no campo da prática e da atuação política: eleições, vida partidária, campanhas de imprensa, alianças ou não em torno de certas propostas de reforma, etc.

  • 1 bolsa para aluno de graduação em História, Ciência Política ou Sociologia ou Direito que tenham interesse em trabalhar com arquivos e material primário de investigação.

Orientador: José Almino de Alencar

O formulário de inscrição e os demais documentos devem ser enviados até 18 de setembro, às 18h, para o e-mail pic@rb.gov.br. As informações detalhadas encontram-se no edital em anexo.

Mais informações no site da Fundação Casa de Rui Barbosa.

Informação relacionada

Outras webs de referência
Enviar Informação

Mapa de visitas