Quinta-feira, 28 de Março de 2024
Financiamento/bolsas/emprego

Bolsas de Estudo do Instituto Camões ― 2018-2019

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Angola, Brasil, Cabo Verde, Galiza, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor

Bolsas, Bolsas de investigação, Formação, Língua

O Camões – Instituto da Cooperação e da Língua I. P. informa que se encontram abertas as candidaturas para a atribuição de 37 bolsas de estudo no âmbito do programa de bolsas de estudo da língua e cultura portuguesas, distribuídas da seguinte forma:

• Curso Anual – 18
  • Programa Fernão Mendes Pinto – 4
  • Programa de Investigação – 11
  • Programa Pessoa – 1
  • Programa Vieira – 3

Programas

1. Cursos Anuais de Língua e Cultura Portuguesas; são ministrados em universidades portuguesas ou em instituições reconhecidas pelo Camões, I.P. Destinados a estudantes estrangeiros e portugueses que residam no estrangeiro e que pretendam aperfeiçoar a sua competência linguística.
  2. Fernão Mendes Pinto: licenciados ou estudantes finalistas, estrangeiros e portugueses, envolvidos em projetos de formação científica ou profissional na área de português língua estrangeira, através de Centros de Língua Portuguesa/Camões, I.P., Leitorados do Camões, I.P., em universidades estrangeiras e universidades e instituições estrangeiras que tenham acordos com o Camões, I.P..
  3. Investigação: professores e investigadores estrangeiros e portugueses que residam no estrangeiro e pretendam realizar, em Portugal, estudos de especialização na área da língua e da cultura portuguesas, nomeadamente mestrados e doutoramentos em universidades portuguesas.
  4. Pessoa: responsáveis de Cátedras de Estudos Portugueses e de Departamentos de Português de universidades ou institutos de investigação estrangeiros, para a execução de projetos de formação e de investigação na área da língua e da cultura portuguesas.
  5. Vieira: licenciados estrangeiros e portugueses que residam no estrangeiro, envolvidos em projetos de formação e/ou aperfeiçoamento na área de tradução e da interpretação de conferências.

O período de candidaturas está disponível entre os dias 29 de agosto e 12 de setembro de 2018 (até às 17h00, hora de Lisboa).

A bolsa de estudo consiste na atribuição de um subsídio mensal, definido por despacho do Presidente do Camões, I.P.

• Curso Anual – 500,00€
  • Programa Fernão Mendes Pinto – 650,00€
  • Programa de Investigação – 700,00€
  • Programa Pessoa – 650,00€
  • Programa Vieira – 650,00€

As bolsas só poderão ter início entre o mês de setembro de 2018 e agosto de 2019.

Todas as informações no site do Camões, I.P.: http://www.instituto-camoes.pt/activity/o-que-fazemos/bolsas-estudo/bolsas-camoes/bolsas-lingua-cultura/candidaturas-lingua