Sábado, 19 de Agosto de 2017

Fundação Calouste Gulbenkian
Associação Internacional de Lusitanistas

Saber mais

Financiamento/bolsas/emprego

Bolsas de Estudo do Instituto Camões ― 2017-2018

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Angola, Brasil, Cabo Verde, Galiza, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor

Formação, Bolsas, Língua, Bolsas de investigação

O Camões – Instituto da Cooperação e da Língua I. P. informa que decorre o período para apresentação de Candidaturas ao seu programa de bolsas de estudo. A primeira fase (pré-candidatura) do está aberta até dia 20 de maio.

Programas

  1. Cursos de Verão de Língua e Cultura Portuguesas 2017: são ministrados em universidades portuguesas ou em instituições reconhecidas pelo Camões, I.P. Destinados a estudantes estrangeiros e portugueses que residam no estrangeiro e que pretendam aperfeiçoar a sua competência linguística. As candidaturas devem ser propostas pelos respetivos professores de Português, no âmbito de protocolos de cooperação firmados com o Camões, I.P., nos quais esteja previsto, especificamente, o número de bolsas a atribuir.
  2. Cursos Anuais de Língua e Cultura Portuguesas 2017/2018; são ministrados em universidades portuguesas ou em instituições reconhecidas pelo Camões, I.P. Destinados a estudantes estrangeiros e portugueses que residam no estrangeiro e que pretendam aperfeiçoar a sua competência linguística.
  3. Fernão Mendes Pinto 2017/2018: licenciados ou estudantes finalistas, estrangeiros e portugueses, envolvidos em projetos de formação científica ou profissional na área de português língua estrangeira, através de Centros de Língua Portuguesa/Camões, I.P., Leitorados do Camões, I.P., em universidades estrangeiras e universidades e instituições estrangeiras que tenham acordos com o Camões, I.P..
  4. Investigação 2017/2018: professores e investigadores estrangeiros e portugueses que residam no estrangeiro e pretendam realizar, em Portugal, estudos de especialização na área da língua e da cultura portuguesas, nomeadamente mestrados e doutoramentos em universidades portuguesas.
  5. Pessoa 2017/2018: responsáveis de Cátedras de Estudos Portugueses e de Departamentos de Português de universidades ou institutos de investigação estrangeiros, para a execução de projetos de formação e de investigação na área da língua e da cultura portuguesas.
  6. Vieira 2017/2018: licenciados estrangeiros e portugueses que residam no estrangeiro, envolvidos em projetos de formação e/ou aperfeiçoamento na área de tradução e da interpretação de conferências.


Duração das Bolsas

  • Curso Anual de língua e cultura portuguesas – 8 meses, não renováveis;
  • Curso de Verão de língua e cultura portuguesas – 1 mês, não renovável;
  • Programas Vieira e Pessoa – variável, podendo ser renovado;
  • Programas de Investigação e Fernão Mendes Pinto – até um máximo de 12 meses, podendo ser renovados.

Prazos

  • O prazo para formalização da 1.ª fase de candidaturas decorre entre os dias 10 e 20 de maio de 2017;
  • A comunicação dos resultados será efetuada até ao dia 29 de maio de 2017;
  • 2.ª fase-(Candidatura): o prazo para a entrega da documentação decorre entre os dias 29 de maio e 09 de junho de 2017;

Número de bolsas de estudo para 2017/2018

  • Investigação: 6
  • Vieira: 1
  • Curso Anual: 15
  • Fernão Mendes Pinto: 4
  • Pessoa: 1
  • Cursos de Verão: 25
    Total: 52

Todas as informações no site do Camões, I.P.: http://www.instituto-camoes.pt/sobre/comunicacao/noticias/18082-candidaturas-abertas-ao-programa-de-bolsas-de-lingua-e-cultura.

Informação relacionada

Outras webs de referência
Enviar Informação

Mapa de visitas