Segunda-feira, 06 de Maio de 2024
Financiamento/bolsas/emprego

Bolsas de doutoramento do Programa Doutoral em Filosofia da Ciência, Tecnologia, Arte e Sociedade

Início: Fim: Países: Portugal

Bolsas, Arte, Doutoramento, Ciências Humanas e Sociais

O Programa Doutoral em Filosofia da Ciência, Tecnologia, Arte e Sociedade (PD/00279/2012) divulga a abertura do período de candidaturas para o concurso para a atribuição de 2 bolsas nacionais e 3 bolsas mistas, no âmbito do concurso Programas de Doutoramento FCT.
 
Este programa, dirigido pela Professora Olga Pombo, tem a participação das seguintes instituições:
 
• Faculdade de Belas-Artes (ULisboa);
• Faculdade de Ciências (ULisboa);
• Faculdade de Direito (ULisboa);
• Faculdade de Letras (ULisboa);
• Faculdade de Medicina (ULisboa);
• Instituto de Ciências Sociais (ULisboa);
• Instituto Superior Técnico (ULisboa);
• Instituto de Sistemas e Robótica (ULisboa);
• Instituto Politécnico de Lisboa;
• Universidade de Aveiro;
• Universidade de Sevilha.
 
Destinatários/as
 
Podem candidatar-se ao presente concurso 1) cidadãos/ãs nacionais, 2) cidadãos/ãs de outros estados membros da União Europeia, 3) cidadãos/ãs de estados terceiros, detentores/as de título de residência válido ou beneficiários/as do estatuto de residente de longa duração, nos termos previstos na Lei n.º 23/2007, de 4 de Julho, alterada pela Lei n.º 29/2012, de 9 de Agosto, 4) cidadãos/ãs de estados terceiros com os quais Portugal tenha celebrado acordos de reciprocidade.
 
A duração da bolsa é anual, prorrogável até ao máximo de quatro anos, não podendo ser concedida por períodos inferiores a seis meses consecutivos.
 
Área Científica Predominante do Programa Doutoral: Filosofia da Ciência
 
Especialidades do Programa Doutoral:
 
‣ Lógica e Filosofia da Ciência
‣ Filosofia da Tecnologia
‣ Ciência e Sociedade
‣ Bioética
‣ Ciência e Arte
 
Critérios de Admissão
 
1. Habilitações académicas:
‣ Ser titular do grau de mestre (ou equivalente legal) com uma classificação igual ou superior a dezasseis valores na área ou em área afim das que constam do Programa Doutoral; e,
‣ Ser detentor/a de um currículo científico, artístico e/ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pela Comissão Directiva do Programa Doutoral; ou,
‣ Ser titular do grau de licenciado/a com uma média de conclusão igual ou superior a dezasseis valores em área ou área afim daquelas que constam do Programa Doutoral e ser detentor/a de um currículo científico, artístico e/ou profissional especialmente relevante que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pela Comissão Directiva do Programa Doutoral.
 
2. Apresentação de uma proposta de tese de doutoramento em uma das áreas de especialidade do Programa Doutoral (Lógica e Filosofia da Ciência, Filosofia da Tecnologia, Ciência e Sociedade, Bioética ou Ciência e Arte).
 
3. Apresentação de uma declaração de aceitação de orientação da proposta de tese de doutoramento do candidato por parte de, pelo menos, um membro do corpo docente do Programa Doutoral.
 
Período de Apresentação de Candidaturas: O concurso está aberto até 7 de setembro de 2015.
 
Candidaturas:
 
As candidaturas individuais devem ser submetidas por e-mail para dmcunha@fc.ul.pt e devem incluir obrigatoriamente os seguintes documentos:
 
1. Carta de motivação;
2. Certificado de habilitações digitalizado a partir do original ou de cópia autenticada. O documento original ou cópia autenticada deverá ser enviado por correio registado e com aviso de recepção para:
Programa Doutoral FCTAS
Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa
Campo Grande C4.3.24,
1749-016 Lisboa,
Portugal
3. Curriculum vitae completo e detalhado;
4. Proposta de tese de doutoramento estruturada em Título, Sumário, Estado da Arte, Objectivos, Descrição detalhada do programa de trabalhos e Referências bibliográficas;
5. Declaração de aceitação de orientação por parte de, pelo menos, um membro do corpo docente do Programa Doutoral da tese de doutoramento proposta pelo/a candidato/a.
6. Esclarecimento da situação profissional durante o período da bolsa;
7. Fotocópia do documento de identificação (Bilhete de identidade, Cartão do Cidadão ou Passaporte) e do NIF (Número de Identificação Fiscal);
8. Certificado de residência permanente, autorização de residência permanente ou estatuto de residente de longa duração, se aplicável;
9. Duas cartas de recomendação remetidas directamente para a Comissão Directiva do Programa Doutoral (ver morada supra);
10. Indicação do tipo de bolsa a que se candidata (nacional ou mista).
 
Mais informações no aviso de abertura em anexo [PDF] e na página http://phd-fctas.fc.ul.pt.
 
Contactos
 
Questões devem ser enviadas para dmcunha@fc.ul.pt

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas