Segunda-feira, 25 de Junho de 2018

Fundação Calouste Gulbenkian
Associação Internacional de Lusitanistas

Saber mais

Financiamento/bolsas/emprego

Bolsas de curta duração DGLAB-ANTT / FLAD 2018 para investigadores dos EUA

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Estados Unidos, Portugal

Arquivologia, Arquivos, Bolsas, Ciências Humanas e Sociais, Estudos Culturais, História

A Direção-Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas – Arquivo Nacional da Torre do Tombo, no âmbito do protocolo estabelecido com a Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, anuncia o lançamento das candidaturas a bolsas de investigação de curta duração para 2018. A data limite de apresentação de candidaturas é dia 15 de abril de 2018.

O programa destina-se a investigadores de Universidades dos E.U.A., independentemente da sua nacionalidade, interessados em estudar os fundos e coleções documentais do Arquivo Nacional da Torre do Tombo com vista à elaboração de trabalhos no âmbito da arquivística, da história, das ciências sociais ou da língua e cultura portuguesas.

A Fundação Luso - Americana para o Desenvolvimento (FLAD) realiza e patrocina ações de promoção da Cultura Portuguesa nos Estados Unidos da América, enquadradas no objetivo de estabelecer e intensificar o intercâmbio cultural e científico entre os dois países.

A Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) é um organismo público de âmbito nacional, tutelado pelo Ministro da Cultura. Integra o Arquivo Nacional da Torre do Tombo (http://antt.dglab.gov.pt/) considerado um dos mais antigos e valiosos do mundo.

A DGLAB e a FLAD pretendem acolher investigadores norte-americanos de modo a proporcionar-lhes uma estadia produtiva em Portugal, facilitando-lhes o acesso aos instrumentos de pesquisa e subsidiando a sua deslocação e estadia, respetivamente.

As bolsas concedidas em 2018 terão a duração de trinta (30) dias e deverão ser iniciadas obrigatoriamente até dezembro deste mesmo ano.

As candidaturas deverão ser enviadas, preferencialmente em língua portuguesa, por correio eletrónico para dsieq@dglab.gov.pt até ao dia 15 de abril de 2018.

Mais informações no site do Arquivo Nacional da Torre do Tombo.

Informação relacionada

Outras webs de referência
Enviar Informação

Mapa de visitas