Quinta-feira, 18 de Abril de 2024
Financiamento/bolsas/emprego

Bolsas CLACSO: Elites, políticas e privilégios fiscais na América Latina e Caribe - novo prazo

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: México

Bolsas, Bolsas de investigação, Economia, Política, Relações Internacionais

O Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (CLACSO) abre inscrições para bolsas de investigação que tenham como foco "Elites, políticas e privilégios fiscais na América Latina e Caribe". O financiamento tem como objetivo aprofundar o conhecimento sobre as estratégias desenvolvidas pelas elites econômicas e políticas para desenhar e usar políticas públicas para seu próprio benefício, aprofundando a desigualdade socioeconômica e afetando a qualidade da democracia. Os candidatos devem ter mestrado ou doutorado e não podem residir na América Latina e Caribe. O prazo de apresentação de candidaturas termina no 6 de março (prazo prorrogado).

Eixo temático

Desigualdades fracionam as sociedades, dificultam o combate sustentável contra a pobreza, geram violência, direitos e garantias limitados para a maioria, delimitam o crescimento econômico e, finalmente, afetam a qualidade das democracias.

Apesar dos progressos, a América Latina e o Caribe continuam sendo a região mais desigual do mundo na distribuição de renda. A desigualdade de riqueza também é extrema, em 2014, 10% mais ricos da região acumulavam 71% da riqueza. Apenas 32 pessoas tinham acumulado tanta riqueza como a metade mais pobre da região, ou seja, 300 milhões de pessoas. Uma pessoa de uma família multimilionário da América Latina tem uma renda por ano 1.154 vezes superior a renda de uma pessoa que faz parte das familias identificadas como as 20% mais pobres da região. A desaceleração da economia e o e aumento do número de pessoas que vivem na pobreza na América Latina e no Caribe fazem com que seja urgente combater a concentração de renda.

As candidatos à bolsa CLACSO devem ser investigadores / as com a experiência acadêmica que possuem mestrado ou PhD e não podem residir em um país da América Latina ou no Caribe. São ofertadas seis bolsas de USD 3.000 para desenvolver a investigação dentro de um período máximo de seis meses.

Os estudos de caso deve circunscrever estes países: Bolívia, Brasil, Colômbia, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Paraguai, Peru e República Dominicana ou ter uma perspectiva regional que abranja alguns deles.

Mais informações na convocatória em anexo e na página do CLACSO.

Documentos

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas