Terça-feira, 14 de Agosto de 2018
Financiamento/bolsas/emprego

Bolsa da UC – AIL para jovens investigadores/as da Ásia Oriental 2018

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: China, Coreia do Norte, Coreia do Sul, Hong Kong, Japão, Macau, Mongólia

Bolsas, Bolsas de investigação, Ciências Humanas e Sociais

A Associação Internacional de Lusitanistas (AIL) e a Universidade de Coimbra (UC) abrem concurso para uma bolsa inserida no Programa de Bolsas UC/AIL destinada a jovens investigadores/as oriundos/as da Ásia Oriental (“East Asia”) para incentivar os estudos na área da Lusofonia.

A Gestão do Programa é da competência da Divisão das Relações Internacionais (DRI) da Universidade de Coimbra e da Associação Internacional de Lusitanistas.

As duas instituições abrem concurso para uma bolsa de investigação para o ano de 2018. O objetivo é premiar investigadores/as, em início de carreira, para continuarem a desenvolver a sua investigação no âmbito da Língua Portuguesa ou da Literatura e Cultura lusófonas.

O programa concede ao/a beneficiário/a uma bolsa de mobilidade que visa custear os encargos com a deslocação para Coimbra, bem como as despesas da estadia. O programa concede uma única bolsa no valor total de 5.000€ a investigadores/as procedentes de Universidades sediadas na Ásia Oriental (“East Asia”) que desejem fazer um período de investigação, entre 3 a 6 semanas, na Universidade de Coimbra até 31 de dezembro de 2018.

A única bolsa concedida em cada convocatória anual terá obrigatoriamente como destino a UC. O/a bolseiro/a deverá realizar o seu período de investigação sob a orientação de uma pessoa associada à AIL que tenha a quota anual em dia.

A DRI da Universidade de Coimbra e a AIL designarão uma Comissão formada por três elementos, encarregada de avaliar as candidaturas e os Relatórios finais dos bolseiros. Os resultados serão publicados na página web das duas instituições (www.lusitanistasail.org e http://www.uc.pt/driic) até 30 dias úteis após a data limite de submissão de candidaturas.

Requisitos de admissão

Para poder participar neste programa, o/a investigador/a deverá:

  1. Ter um vínculo com uma instituição de ensino superior sediada na Ásia Oriental (“East Asia”), em particular na China, Coreia do Norte, Coreia do Sul, Japão, Taiwan, Mongólia, Hong Kong e Macau.

  2. Realizar a sua estadia de investigação sob a orientação de um/a sócio/a da AIL (com quota anual em dia), com ligação permanente à Universidade de Coimbra.

  3. Não ter cumpridos os 35 anos à data da candidatura

Prazo de convocatória

A convocatória está aberta entre os dias 7 de maio de 2018 e 8 de junho de 2018.

Apresentação da candidatura

As candidaturas devem ser enviadas através do formulário acessível em http://www.lusitanistasail.info até às 23.59h (horário de Portugal continental) do dia 8 de junho de 2018.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas