Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
Financiamento/bolsas/emprego

Bolsa Fapesp: Pós-doutorado em projeto sobre o "nexo água-energia-alimento"

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Bolsas, Ciências Sociais, Geografia, Património, Urbanismo

A Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), oferece uma oportunidade de Pós-doutorado em Pesquisa Social e Educação com bolsa da FAPESP. A bolsa está vinculada ao Projeto Temático "(Re)Connect the Nexus: Young Brazilians' experiences of and learning about food-water-energy", uma colaboração entre a Unesp de Guaratinguetá e as universidades de Birmingham, Northampton e Leicester, aprovada na Chamada "Healthy Urban Living and the Social Science of the Food-Water-Energy Nexus - 2015". Os candidatos devem ter concluído o doutorado em Engenharia, Planejamento urbano/regional, Geografia ou áreas afins. O prazo de inscrição encerra em 2 de janeiro.

O bolsista irá integrar o Grupo de Pesquisa em Modelagem de Sistemas e Processos Térmicos e Hidráulicos da Unesp, em Guaratinguetá, sob a supervisão do pesquisador principal do projeto, José Antonio Perrella Balestieri.

As relações entre recursos hídricos, energéticos e alimentos têm sido objeto de intenso estudo por parte da comunidade científica mundial, compondo o chamado "nexo água-energia-alimento". Essa área de pesquisa se justifica pelo fato de esses recursos serem fundamentais para o desenvolvimento sustentável e estarem sujeitos a pressões de mesma natureza (por exemplo, pressões demográficas, econômicas e climáticas), segundo o pesquisador.

No Brasil, as crianças e os jovens (com idades entre 10 e 24 anos) constituem um grupo demográfico e social muito importante, representando 42% da população. Além disso, sabe-se que em diversos contextos globais os jovens são fundamentais em termos de acesso aos recursos, produtividade econômica, coesão social e vida comunitária. No entanto, poucas pesquisas abordam o papel e a percepção dos jovens sobre o nexo água-energia-alimento.

O projeto (Re)Connect the Nexus pretende contribuir com o entendimento do papel do jovem nas questões relacionadas ao nexo água-energia-alimento. A faixa etária estudada foi definida considerando que crianças acima de 10 anos e jovens até 24 anos são o principal público-alvo de programas de educação, principalmente o Educação para a Sustentabilidade, e também pela maior capacidade reflexiva e de envolvimento desta faixa etária em relação a crianças mais novas.

Mais informações através do e-mail mateus.vilanova@ict.unesp.br e na página da FAPESP.

 

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas