Sexta-feira, 19 de Abril de 2024

Bolsa de Pós-Doutoramento | Projeto ALICE - CES-Coimbra

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Sociologia, Pós-Doutoramento, Bolsas de investigação

O Centro de Estudos Sociais (CES) - Laboratório Associado - da Universidade de Coimbra, tem aberto um concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação, no âmbito do projeto “ALICE - Espelhos estranhos, lições imprevistas: definindo para a Europa um novo modo de partilhar as experiências do mundo” (269807), financiado pelo European Research Council e coordenado por Boaventura de Sousa Santos.

O objetivo do projeto é desenvolver um novo paradigma teórico para a Europa contemporânea, que se irá desenvolver em quatro tópicos principais: a democratização da democracia; o constitucionalismo intercultural; as outras economias; e os direitos humanos (com especial incidência no direito à saúde). Os quatro tópicos estão inter-relacionados e são concebidos como dimensões cruciais para a transformação social. A investigação desenvolver-se-á, de forma articulada, em países portadores de experiências relevantes para estudar os quatro tópicos identificados, nomeadamente: Bolívia, Brasil, Equador, Índia, África do Sul, França, Itália, Reino Unido e Portugal.

Para informação adicional sobre o projeto consulte o site www.alice.ces.uc.pt.

Área científica: Sociologia

Requisitos e critérios preferenciais de admissão, com a respetiva ponderação:

1. Doutoramento em Sociologia, preferencialmente na área de Sociologia do Direito (25%);
2. Experiência de participação em projetos de investigação em estudos sócio-jurídicos (40%);
3. Experiência de participação em projetos de consultoria e organização não-governamental, em atividades de disseminação e comunicação (15%);
4. Experiência de gestão administrativa e financeira de projetos de investigação (10%);
5. Bom domínio de inglês (falado e escrito) (10%).

O trabalho será desenvolvido nas instalações do Centro de Estudos Sociais ou noutros locais necessários à execução do plano de trabalhos, sob a orientação científica do Investigador Responsável.

A bolsa terá a duração de 8 meses, com início previsto a 1 de maio de 2016, até ao final do projeto, que terminará a 31 de dezembro de 2016.

O montante da bolsa corresponde a €1.500. A este montante, acresce o pagamento do Seguro Social Voluntário, quando aplicável, e do Seguro de Acidentes Pessoais.

O prazo limite de apresentação de candidaturas é dia 15 de abril de 2016.

Confira o edital em anexo para mais informações.