Bolsa de Pós-Doutoramento para projeto sobre trabalho infantil e educação nas colónias portuguesas
Início: ⋅ Fim: ⋅ Data de abertura: ⋅ Data de encerramento: ⋅ Países: Portugal
Encontra-se aberta o período de candidaturas a 1 (uma) Bolsa de Pós-Doutoramento (BPD), no âmbito do projeto “Public policies and child labor in Portugal and the Portuguese colonies” (PTDC/IIM-ECO/5303/2014).
As funções serão exercidas no Centro de Administração e Políticas Públicas (CAPP), do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP), Universidade de Lisboa (ULisboa), sendo a bolsa financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) com fundos nacionais através do OE.
Área Científica: Ciências Sociais
Requisitos de Admissão: Os candidatos deverão ser detentores de doutoramento na área abrangente de Ciências Sociais, como por exemplo nas áreas disciplinares de Economia, Administração Pública, História ou Desenvolvimento. O trajeto académico dos candidatos e a sua experiência de investigação deverão ser atestados por duas cartas de recomendação e coincidentes com os objetivos do projeto. Serão preferenciais os candidatos com experiência de investigação em projectos, autoria de publicações científicas relevantes, e fluência em Inglês e Português.
Plano de Trabalhos:
É esperado do candidato:
- Realizar a compilação de dados quantitativos sobre trabalho infantil e educação nas colónias portuguesas;
- Realizar análise quantitativa (por exemplo, usando Stata);
- Realizar trabalho de arquivo nos registos coloniais portugueses ou na OIT;
- Contribuir para publicações conjuntas (maioritariamente em inglês) da equipa do projeto;
- Organizar uma conferência e apresentar trabalhos em conferências;
- Assistir à gestão do projeto (relatórios, website, etc).
Adicionalmente, o candidato terá papel auxiliar em:
- Realizar revisões de literatura sobre a economia portuguesa em África, abrangendo o mercado de trabalho, educação e condições de vida das crianças;
- Realizar entrevistas.
Legislação e regulamento: Lei nº40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica); Regulamento para Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e Tecnologia, IP – 2015, https://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2015.pdf.
O candidato desenvolverá atividades na cidade de Lisboa. O trabalho decorrerá no Centro de Administração e Políticas Públicas (CAPP), no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP/ULisboa), sob a supervisão do coordenador científico Professor Doutor Pedro Goulart.
A bolsa terá a duração de 12 meses, eventualmente renovável até ao período máximo no estabelecido no artigo 4º do Regulamento para as Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e Tecnologia, IP – 2015. A data de início expectável será no dia 1 de novembro de 2016.
O valor da bolsa será de €1495 por mês, de acordo com a tabela de valores para as bolsas financiadas pela FCT, I.P no país (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores).
O prazo de candidatura estará aberto entre os dias 15 de julho a 5 de setembro de 2016.
O texto completo do Edital, contendo os requisitos e o modo de apresentação das candidaturas, encontra-se publicitado no Portal Eracareers (Referência: BOLSA DE PÓS-DOUTORAMENTO (BPD) NO ÂMBITO DO PROJETO “Public policies and child labor in Portugal and the Portuguese colonies” (PTDC/IIM-ECO/5303/2014): http://www.eracareers.pt/opportunities/index.aspx?task=showAnuncioOportunities&jobId=76707&lang=pt&idc=1


