Sexta-feira, 29 de Março de 2024
Financiamento/bolsas/emprego

Bolsa de Pós-doutoramento em Ciências Sociais no âmbito do projeto CREATOUR

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Bolsas, Ciências Sociais, Pós-Doutoramento, Turismo

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Pós-doutoramento no âmbito do projeto CREATOUR - Desenvolver Destinos de Turismo Criativo em Cidades de Pequena Dimensão e Áreas Rurais, (projeto 016437), a desenvolver na Universidade do Algarve, Centro de Investigação sobre o Espaço e as Organizações (CIEO), financiado por fundos europeus (através do COMPETE2020, POR Lisboa, POR Algarve) e por fundos nacionais através da Fundação para a Ciência e a Tecnologia/Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (PIDDAC) nas seguintes condições:

Área Científica: Ciências Sociais (Turismo, Indústrias Culturais, Indústrias Criativas)

Requisitos de admissão: Doutoramento na área das Ciências Sociais ou Ciências Humanas, experiência na atividade de investigação científica e na publicação de resultados. São fatores preferenciais a detenção de conhecimentos na área do Turismo, de competências na área do tratamento e análise de dados (técnicas qualitativas e quantitativas) e o domínio da Língua Inglesa (leitura e escrita).

Descrição do projeto

CREATOUR é uma iniciativa de investigação multidisciplinar com o formato de demonstração baseada em processos colaborativos envolvendo cinco centros de investigação que trabalham com organizações culturais / criativas, bem como outras organizações localizadas em pequenas cidades nas regiões Norte, Centro, Alentejo e Algarve. O projeto integra abordagens teóricas e metodológicas de desenvolvimento cultural e no setor criativo, turismo e desenvolvimento regional e está estruturado de acordo com as dimensões-chave da OCDE para a valorização do sector criativo: 1) construir conhecimento e capacidade, 2) apoiar o desenvolvimento de conteúdos e ligação da criatividade ao lugar, e 3) reforçar a formação de redes e clusters.


Plano de trabalhos

O investigador a contratar deverá ter disponibilidade para viajar em Portugal e no estrangeiro. Espera-se que contribua ativamente no trabalho científico inerente ao projeto e que apoie as atividades de gestão associadas aos objetivos genéricos daquele. Concretamente, ao investigador selecionado será solicitada a organização e análise de dados qualitativos e quantitativos, a revisão crítica de literatura sobre o tema do projeto, a condução de trabalho de campo, o apoio na gestão da investigação e na relação com a rede de parceiros, entre outras tarefas necessárias à prossecução dos objetivos do projeto.Tarefas:

  • Realizar revisões de literatura, analisar e sintetizar literatura científica sobre os temas do projeto;
  • Apoiar os investigadores do projeto e executar as tarefas a ele inerentes;
  • Desenvolver os processos de mapeamento das indústrias culturais e criativas;
  • Efectuar e transcrever as entrevistas;
  • Apoiar a coordenação do projeto na gestão e na comunicação com os outros centros;
  • Apoiar e organizar a realização das reuniões do projeto;
  • Participar na constituição e desenvolvimento das IdeaLabs na região do Algarve;
  • Participar nas visitas aos IdeaLabs, observar e registar e avaliar as suas práticas. Registar em fotografia e vídeo;
  • Elaborar bases de dados e inquéritos de suporte ao projeto;
  • Analisar informação digital (páginas net);
  • Analisar e tratar a informação empírica e os dados e recolhidos no âmbito do projeto;
  • Redigir relatórios de progresso;
  • Contribuir para a publicação dos resultados;
  • Gerir os processos de publicação de resultados;
  • Apoiar a organização da conferência final do projeto em todas as suas vertentes.

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Centro de Investigação sobre o Espaço e as Organizações (CIEO) da Universidade do Algarve, sob a orientação científica da Professora Doutora Alexandra Gonçalves.

Duração da bolsa: A bolsa terá à duração de 12 meses, com início previsto em dezembro de 2016. O contrato de bolsa poderá ser renovado até ao máximo de 36 meses.

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a €1.495 conforme tabela de valores das bolsas atribuídas directamente pela FCT, I.P. no País (www.fct.pt/apoios/bolsas/valores).

O concurso encontra-se aberto no período de 07/12/2016 a 21/12/2016.

Confira o Edital N.º 077/2016 na íntegra para mais informações.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas