Quinta-feira, 25 de Abril de 2024
Financiamento/bolsas/emprego

Bolsa de Investigação para licenciado: "Populações coloniais (1750-1890)"

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Bolsas de investigação, Ciências Humanas e Sociais

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 1 (uma) Bolsa de Investigação no âmbito do projeto “Populações coloniais: um repositório para a demografia e a estatística do Império Português (1750-1890)”, financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian.
 
Área Científica: Licenciatura em qualquer domínio científico.
 
Requisitos de admissão: São admitidos a concurso os licenciados em qualquer área científica que possuam conhecimentos avançados em análise de dados e gestão de informação. A média final da licenciatura não pode ser inferior a 14 valores. Aceitam-se os candidatos cujo grau não tenha sido obtido antes do ano letivo de 2011/2012. Bons conhecimentos de software de análise de dados e gestão de bases de dados e em gestão de páginas web. Experiência em Excel na ótica do utilizador.
 
É fator preferencial o interesse em prosseguir para mestrado ou doutoramento no âmbito das populações coloniais portuguesas nos séculos XVIII a XX (homogeneização de dados e produção de indicadores demográficos na longa duração).
 
Plano de trabalhos:
 
1. Apoio ao tratamento estatístico de informação demográfica sobre Angola (1707-1835) com vista ao controle da sua qualidade;
2. Gestão de informação sobre populações coloniais produzida para o império ultramarino português (1750-1950), com vista à criação de uma base de dados central;
3. Apoio ao upload de imagens (“mapas estatísticos da população”) no portal http://colonialpopulations.fcsh.unl.pt e sua associação a outros objetos digitais.
 
 
Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade Nova de Lisboa, sob a orientação científica do Doutor Paulo Teodoro de Matos (FCSH) e do Doutor Miguel Fonseca (Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa).
 
A bolsa terá a duração de 5 meses, com início previsto em março de 2016. O contrato de bolsa não poderá ser renovado. O montante da bolsa corresponde a €745, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores).
 
O concurso encontra-se aberto no período de 18 de janeiro a 10 de fevereiro de 2016.
 
Número de vagas: 1
Tipo de contrato: Temporário
País: Portugal
Localidade: Lisboa
Instituição de acolhimento: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas - Universidade Nova de Lisboa
Data limite de candidatura: 10 de fevereiro de 2016
 
O texto completo do Edital, contendo os requisitos e o modo de apresentação das candidaturas, encontra-se publicitado no Portal Eracareers (Referência: FCSH / CHAM / 1 BI “Populações coloniais: um repositório para a demografia e a estatística do Império Português (1750-1890)”): http://www.eracareers.pt/opportunities/index.aspx?task=global&jobId=71417

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas