Bolsa de investigação para mestres em Antropologia ou Ciências Sociais
Início: ⋅ Fim: ⋅ Data de abertura: ⋅ Data de encerramento: ⋅ Países: Portugal
Antropologia, Bolsas, Bolsas de investigação, Ciências Sociais, Sociologia
O Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, sob a coordenação da Doutora Marta Vilar Rosales, seleciona um candidato para receber uma Bolsa de Investigação (Ref. BI n.º 40/2016) no âmbito do projeto Trânsitos: cultura material. Migrações e vida quotidiana, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (referência PTDC/IVC-ANT/1290/2014). Os candidatos precisam ter Mestrado em Antropologia ou outras áreas em Ciências Sociais. As candidaturas podem ser apresentadas do 12 ao 25 de outubro.
– Duração da Bolsa: 6 meses, renovável por períodos iguais até ao limite máximo de 18 meses.
– Montante da bolsa: 980€
– Instituição de acolhimento: Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.
– Coordenação e atividades a desenvolver: A coordenação caberá à coordenadora do projeto e o bolseiro colaborará nas respetivas atividades de pesquisa, designadamente na pesquisa bibliográfica, na elaboração do quadro concetual do projeto, na preparação e execução da componente empírica do projeto, na análise dos dados recolhidos através de métodos quantitativos e qualitativos, na redação de relatórios e de artigos científicos e também na preparação, apresentação e divulgação dos resultados do projeto.
Espera-se que o candidato complete, sob a coordenação da Investigadora Responsável, o doutoramento no Instituto de Ciências Sociais, numa das áreas centrais do projeto. Quaisquer publicações decorrentes do projeto devem ser sempre previamente aprovadas pela Investigadora Responsável.
– Requisitos de admissão: Mestrado em Antropologia ou outras áreas em Ciências Sociais. São ainda requisitos preferenciais:
- Sólida experiência em projetos de investigação, bem como participação em publicações científicas nacionais ou internacionais como primeiro autor, sobre os temas teóricos do projeto (cultura material; consumos; migrações)
- Competências em análise de dados quantitativos (SPSS) e qualitativos (inquéritos e entrevistas)
- Sólido domínio teórico-empírico sobre os temas envolvidos no projeto (privilegia-se anteriores experiências de trabalho de investigação em projetos no mesmo campo)
- Compromisso em completar um doutoramento na área científica do projeto sob coordenação da Investigadora Responsável
- Domínio da língua inglesa
- Disponibilidade imediata
O texto completo do Edital, contendo os requisitos e o modo de apresentação das candidaturas, encontra-se publicitado no portal EraCareers (Ref. BI n.º 40/2016).


