Segunda-feira, 15 de Dezembro de 2025
Financiamento/bolsas/emprego

Bolsa de Investigação para Mestre no Centre de Estudos Sociais – CES

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Bolsas de investigação, Ciências da Comunicação, Ciências Humanas e Sociais

O Centro de Estudos Sociais (CES) - Laboratório Associado - da Universidade de Coimbra, tem aberto um concurso para contratação de um/a Bolseiro/a de Investigação no âmbito do projeto “Ecos: Historicizar as memórias da guerra colonial”, (IF/00757/2013/CP1164/CT0004), financiado por fundos nacionais através da FCT/MEC.

O projeto toma como elemento de análise os processos de explicitação e silenciamento das guerras coloniais travadas entre o Estado português e movimentos independentistas africanos entre 1961 e 1974/5. Pretende-se analisar as diferentes fases da inscrição das guerras coloniais na memória social e política e explorar as dinâmicas e as tensões entre discursos pessoais e representações públicas, a partir de atitudes diferenciadas relativamente a esse acontecimento histórico. O plano de trabalhos contempla a necessidade de recolha e tratamento de fontes em arquivo, bem como a realização de entrevistas, no quadro de uma perspetiva que busca refletir sobre as dinâmicas entre história, memória e sociedade.

Área Científica: Ciência Sociais e Humanidades

Requisitos/critérios preferenciais de admissão:

  • Mestrado numa área das Ciências Sociais e Humanas, com preferência na área das Ciências da Comunicação (20%);
  • Experiência comprovada na área dos estudos da memória (15%);
  • Experiência comprovada de investigação na área temática do projeto (20%);
  • Experiência comprovada na recolha de fontes escritas e na análise de entrevistas (20%);
  • Mérito do Currículum Vitae (15%);
  • Autonomia, espírito crítico e interesse em integrar equipas multidisciplinares (10%).

Sedeada em Coimbra, as atividades a desempenhar pelo/a Bolseiro/a consistirão na análise de documentação de arquivo, no acompanhamento e transcrição de entrevistas com metodologia de história oral. O/A bolseiro/a deverá ainda desempenhar tarefas de apoio administrativo como desenho do plano de comunicação do projeto e colaboração na organização e produção dos outputs do projeto.

O trabalho será desenvolvido nas instalações do Centro de Estudos Sociais ou noutros locais necessários à execução do plano de trabalhos, sob a orientação científica do Investigador Responsável do Projeto, Miguel Cardina.

A bolsa terá à duração de 6 meses, com início previsto em fevereiro de 2017. O contrato de bolsa poderá ser renovado, por iguais ou diferentes períodos, de acordo com as disponibilidades financeiras e as necessidades científicas do projeto.

O montante da bolsa corresponde a 980€ para mestres, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, no País (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores.phtml.pt). A este montante, acresce o pagamento do Seguro Social Voluntário e do Seguro de Acidentes Pessoais.

A seleção dos/as candidatos/as será feita com base na avaliação curricular e por carta de motivação abordando os pontos mencionados como requisitos preferenciais de admissão, e em caso de candidatos/as com classificações equiparadas, serão, adicionalmente, efetuadas entrevistas presenciais. O júri reserva-se o direito de não atribuir a Bolsa caso não identifique candidatos/as com o perfil adequado.


O período de apresentação de candidaturas encontra-se aberto de 26 de dezembro de 2016 a 9 de janeiro de 2017.

Confira o Edital na íntegra para mais informações.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas