Terça-feira, 16 de Abril de 2024
Financiamento/bolsas/emprego

Bolsa de Investigação para Mestre em História da Arte

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Bolsas de investigação, História da Arte

Encontra-se aberto concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação, BI/Mestre, no âmbito do projeto Fotografia Impressa. Imagem e Propaganda em Portugal (1934-1974), com referência PTDC/CPC-HAT/4533/2014. Este Projeto de investigação é desenvolvido pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH/UNL), tendo como instituições participantes: o DINÂMIA’CET-IUL, do ISCTE-IUL, a DGLAB/ Direção do Livro, dos Arquivos e das Biblioteca e a FBA-UL/Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, com o apoio financeiro da FCT/MCTES através de fundos nacionais e quando aplicável cofinanciado pelo FEDER, no âmbito do Acordo de Parceria PT2020.

Área científica específica: Culturas e Produção Cultural / História da Arte

Requisitos de admissão: a) Habilitações mínimas: mestrado, de preferência em História de Arte, com nota mínima de 16 valores. b) Motivação e competência para a produção de artigos científicos, organização de conferências e seminários internacionais e de projetos editoriais. c) Competências técnicas e científicas ao nível da pesquisa em bibliotecas e arquivos. d) Domínio escrito e fluência oral da língua inglesa. e) Domínio de programas informáticos a nível de utilizador; gestão e atualização da homepage do projeto e apoio à produção de conteúdos para o site. f) Disponibilidade imediata e dedicação exclusiva. g) Capacidade de organização e espírito de equipa.

Plano de trabalhos: 1.Pretende-se que o bolseiro colabore na pesquisa, identificação e seleção das fontes impressas de revistas, catálogos, álbuns fotográficos e documentos afins, bem como na análise e contextualização histórica das imagens com vista à constituição do corpus do arquivo digital de imagens, segundo as quatro linhas temáticas de investigação delineadas no projeto e relativas à Fotografia Impressa e Propaganda do Estado Novo no período entre 1934-1974. Requer-se ainda o trabalho de sistematização da informação recolhida e a partilha da mesma com os restantes membros da equipa. 2. O bolseiro contribuirá com produção científica através de textos, artigos e participação em colóquios nacionais e internacionais no âmbito do projeto de acordo com as quatro linhas temáticas referidas. 3. O bolseiro apoiará a organização e realização de conferências, a Exposição a realizar e a edição das publicações previstas no projeto (atas, revistas e antologia). 4. O bolseiro apoiará a manutenção e produção de conteúdos para a homepage do projeto.

Legislação e regulamentação aplicável: a bolsa é atribuída ao abrigo da Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) e Regulamento de Bolsas e Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia em vigor. http://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2015.pdf

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Instituto de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa, sob a orientação científica da Doutora Filomena Serra.

Prazo de candidatura: até 15 de agosto de 2016

Duração: A bolsa terá a duração de 6 meses, com início previsto em Novembro de 2016, renovável.

Valor da bolsa: 980€.

O texto completo do Edital, contendo os requisitos e o modo de apresentação das candidaturas, encontra-se publicitado no Portal Eracareers (Referência: FCSH / IHA / PTDC/CPC-HAT/4533/2014 / 1 BI Mestre): http://www.eracareers.pt/opportunities/index.aspx?task=global&jobId=78085.

Fonte: Instituto de História da Arte

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas