Quarta-feira, 22 de Novembro de 2017

Fundação Calouste Gulbenkian
Associação Internacional de Lusitanistas

Saber mais

Financiamento/bolsas/emprego

Bolsa de investigação para licenciados em Linguística na Universidade de Lisboa

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Linguística, Bolsas de investigação

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma (1) Bolsa de Investigação para Licenciado/a (BI - Lic.) no âmbito dos trabalhos do grupo ANAGRAMA do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa, financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian - Programa Gulbenkian de Língua e Cultura Portuguesas (PGLCP), Projeto Recursos para a Aprendizagem de Português (RECAP - Processo 209034). O prazo de apresentação de candidaturas vai até 15 de novembro de 2017.

Requisitos de admissão: Este concurso destina-se a candidatos com licenciatura em linguística, línguas ou área afim. É essencial o domínio nativo da língua portuguesa.

São condições preferenciais:

  • Formação adicional em linguística;
  • Conhecimentos de informática na ótica do utilizador;
  • Experiência profissional devidamente comprovada, diretamente relacionada com o plano de trabalhos, considerando-se particularmente relevante a experiência em compilação e anotação linguística de corpora, preferencialmente em projetos de investigação em linguística;
  • Experiência de anotação morfossintática de corpora;
  • Domínio de inglês;
  • Experiência de trabalho em equipa;
  • Intenção de prosseguir investigação no campo da aquisição de português língua estrangeira e/ou o processamento da linguagem natural.

Plano de trabalhos: Desempenhar funções como assistente de investigação no projeto de compilação e anotação do corpus COPLE2 (Corpus de Aprendizagem do Português Língua Estrangeira / Língua Segunda) dentro do projeto Recursos para a Aprendizagem de Português (RECAP). As tarefas incluirão a compilação e transcrição do corpus, sua gestão e anotação (POS e nível do erro), e demais atividades necessárias ao desenvolvimento do projeto que se adequem às competências evidenciadas.

As atividades relacionadas com a bolsa serão desenvolvidas no Centro de Linguística da Universidade de Lisboa, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, sob a orientação científica da Doutora Iria del Río.

A bolsa terá uma duração de 9 meses, com início previsto em Dezembro de 2017.

O concurso encontra-se aberto até 15 de novembro de 2017.

Mais informações no portal EraCareers (Referência: FLUL_CLUL_BI_Lic_RECAP_2017).

Informação relacionada

Outras webs de referência
Enviar Informação

Mapa de visitas