Quinta-feira, 28 de Março de 2024

Bolsa de Investigação para Doutor - Projeto FINHABIT / CES-UC

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Bolsas de investigação, Ciências Humanas e Sociais, Economia, Geografia

O Centro de Estudos Sociais (CES) - Laboratório Associado - da Universidade de Coimbra, tem aberto um concurso para contratação de um/a Bolseiro/a de Investigação no âmbito do projeto “FINHABIT - Viver em Tempos Financeiros: Habitação e Produção de Espaço no Portugal Democrático”, apoiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT/MEC) através de fundos nacionais e cofinanciado pelo FEDER.

O projeto FINHABIT visa estudar a relação entre a provisão de habitação e a produção de espaço em Portugal a partir de 1974, debruçando-se sobre as formas como a finança tem moldado o uso do espaço. O projeto adota uma abordagem interdisciplinar, colocando o estudo da provisão de habitação nos seus contextos histórico, político e geográfico com o objetivo de expor as suas diferenciadas dimensões sistémicas, de especificidade sectorial e geográficas.

Área Científica: Economia/ Economia Política, Geografia Humana/Geografia Económica

Critérios de admissão:

― Doutoramento em Economia, Economia Política, Geografia Humana, Geografia Económica ou outra área das ciências sociais e humanas (critério obrigatório) (20%).

― Domínio de metodologias qualitativas de investigação, incluindo entrevistas semiestruturadas e análise de conteúdo e/ou metodologias quantitativas de investigação (análise estatística, econométrica, entre outras) (critério preferencial) (20%)

― Experiência comprovada de investigação em temáticas afins às do projeto (critério preferencial) (20%).

― Excelentes capacidades de comunicação, incluindo expressão escrita e apresentações públicas, em português e em inglês, bem como de trabalho em equipa (critério obrigatório) (20%);

― Iniciativa, autonomia e disponibilidade para deslocações nacionais e internacionais (critério preferencial) (20%).

Plano de trabalhos: As atividades a desenvolver pelo/a Bolseiro/a incluem o apoio à Investigadora Responsável (IR) nas tarefas gerais de gestão do projeto; apoio à organização das reuniões de equipa, seminários nacionais e conferência internacional; apoio na redação de relatórios científicos e produção de outputs (artigos, comunicações, etc).

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido nas instalações do Centro de Estudos Sociais ou em outros locais necessários à execução do plano de trabalhos, sob a orientação científica da Investigadora Responsável, Ana Cordeiro Santos.

Duração da bolsa: A bolsa terá a duração de 6 meses, com início previsto em julho de 2016. O contrato de bolsa poderá ser renovado, por iguais ou diferentes períodos, até ao final do projeto (com uma duração prevista de 3 anos), tendo em conta a avaliação do desempenho do/a bolseiro/a, as disponibilidades financeiras e as necessidades científicas do projeto.

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a 1.495€, conforme tabela de valores das bolsas FCT (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores). O valor será pago mensalmente por transferência bancária. A este montante, acresce o pagamento do Seguro Social Voluntário e do Seguro de Acidentes Pessoais.

O período de apresentação de candidaturas encontra-se aberto de 9 a 23 de junho de 2016.

Confira o texto completo do Edital no site do CES: