Quinta-feira, 25 de Abril de 2024
Financiamento/bolsas/emprego

Bolsa de investigação para Ciências da Documentação e Informação

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Acervos Documentais, Bolsas, Bolsas de investigação, Ciências da Informação e Documentação, Ciências Humanas e Sociais, História, Museus

Encontra-se aberto concurso na Universidade de Lisboa para a atribuição de uma Bolsa de Investigação (Ref.ª 31/BI/2016) na área de Ciências da Documentação e Informação para graduados em História e áreas afins. O prazo de apresentação de candidaturas termina no dia 25 de novembro.

Requisitos do candidato

• Conhecimento e experiência comprovados de sistemas/tecnologias de informação para tratamento e catalogação de fundos documentais;
  • Licenciatura em História ou equivalente;
  • Experiência em arquivos de museus;
  • Domínio da Língua Portuguesa falada e escrita;
  • Conhecimentos da história da ciência no século XIX e primeira metade do século XX, particularmente da história da ciência nos trópicos e da política científica colonial;
  • Espera-se dos candidatos perseverança, iniciativa, autonomia, muito boa capacidade de organização e de comunicação falada e escrita, bem como capacidade de trabalhar em equipa. Os candidatos deverão possuir muito bons conhecimentos de informática na ótica do utilizador.

Plano de trabalhos
Os fundos de documentação histórica do Instituto de Investigação Científica Tropical - IICT, atualmente na Universidade de Lisboa, são de grande importância para a história da ciência nos trópicos e da política científica colonial. Tem relação direta com as coleções científicas de história natural, arqueologia, antropologia, instrumentos científicos e Jardim Botânico Tropical. O objetivo desta bolsa é prosseguir com o tratamento arquivístico destes fundos, particularmente a documentação científica, valorizando as relações com as coleções e promovendo a sua acessibilidade para fins de investigação e de exposição.
O(a) bolseiro(a) desenvolverá as seguintes tarefas:
1. Catalogação e digitalização dos fundos documentais associados à Cartografia de África (séc. XIX), bem como a documentação associada às coleções de Etnografia, Geodesia, Botânica e Zoologia (séculos XIX e XX).
2. Acompanhamento da incorporação, transferência física e reacondicionamento dos fundos de documentação científica do IICT para a Universidade de Lisboa.
3. Curadoria geral dos fundos documentais científicos do IICT.
4. Apoio a intervenções de conservação e restauro.
5. Produção de conteúdos de divulgação dos fundos em diversos suportes (palestras, seminários, exposições, web, redes sociais).
6. Desenvolvimento de atividades culturais, educativas e de divulgação, com base na investigação realizada e no programa museológico do MUHNAC.

Local de trabalho e orientação científica
Sem prejuízo de deslocações que venham a ser necessárias no âmbito das tarefas a desempenhar, as tarefas serão desenvolvidas no IICT-ULisboa, sob a orientação científica da Doutora Marta Lourenço.

Duração da Bolsa
Nos termos do art.º 9.º do RBI a bolsa terá a duração de 12 meses, com possibilidade de renovação por iguais períodos adicionais, até ao limite máximo de duração de 5 (cinco) anos.

Mais informações na Universidade de Lisboa e no edital completo em anexo.