Quinta-feira, 21 de Junho de 2018

Fundação Calouste Gulbenkian
Associação Internacional de Lusitanistas

Saber mais

Financiamento/bolsas/emprego

Concurso para atribuição de 1 Bolsa de Investigação para doutorado/a, no âmbito do projeto CROME

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Moçambique, Portugal

Bolsas de investigação, Ciências Humanas e Sociais

O Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, tem aberto um concurso para a atribuição de uma (1) Bolsa de Investigação para doutorado/a, no âmbito do projeto CROME – Crossed Memories, Politics of Silence: The Colonial-Liberation Wars in Postcolonial Times (n.º 715593), financiado pelo European Research Council e coordenado por Miguel Cardina.

CROME propõe-se fazer uma história da memória das guerras coloniais e de libertação combatidas entre o Estado português e os movimentos independentistas africanos. O projeto está dividido em dois grandes eixos. O primeiro observa historicamente o papel dos diferentes Estados nos processos de construção de representações sobre o passado. O segundo examina as dinâmicas entre memórias sociais e memórias individuais. Com um enfoque simultaneamente diacrónico e comparativo, CROME analisará o modo como as guerras, os passados coloniais e os legados anticoloniais têm sido recordados e silenciados em Portugal, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe.

O/A investigador/a deverá estar disponível para permanecer pelo menos 3 meses, em cada ano, durante três anos consecutivos, em Moçambique.

Área Científica: Humanidades e/ou Ciências Sociais

Prazo limite de apresentação de candidatura: 22 de junho de 2018

O edital encontra-se disponível em anexo ou em: http://www.ces.uc.pt/pt/agenda-noticias/emprego-bolsas-estagios

Informação relacionada

Outras webs de referência
Enviar Informação

Mapa de visitas