Quinta-feira, 25 de Abril de 2024

Bolsa de Investigação do Projeto exPERts em Estudos Urbanos

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Urbanismo, Ciências Sociais, Bolsas de investigação

O CIES – Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa – abre concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação no âmbito do Projeto (PT) exPERts - Organizando o conhecimento do planeamento: política de habitação e o papel dos peritos no Programa Especial de Realojamento (PER), com a Ref.ª PTDC/ATP-EUR/4309/2014FCT e financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, sob o enquadramento académico do Programa Doutoral de Estudos Urbanos ISCTE-IUL/FCSH-NOVA.

Critérios de avaliação:

A pessoa candidata a selecionar deve possuir os seguintes requisitos:
-Mestrado em Estudos Urbanos, Sociologia, Antropologia, Ciência Política, ou áreas afins;
-Domínio falado e escrito das línguas portuguesa e inglesa;
-Experiência prévia de investigação nas áreas da habitação, planeamento ou políticas publicas, seja através de projetos, comunicações e/ou publicações;
-Experiência no uso dos métodos qualitativos (etnografia e entrevistas aprofundadas, tratamento e análise de dados).

Duração e Regime de Atividade: O contrato de bolsa terá a duração de 12 meses eventualmente renovável até ao final do projeto, com início previsto para 16 de novembro de 2015 (dependendo da data de formalização por parte da FCT da aceitação do projeto), em regime de exclusividade e com uma remuneração mensal de 980€, conforme regulamento e tabela de valores das Bolsas de Investigação no país atribuídas pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
A bolsa não cobre as despesas para as propinas do doutoramento.

Local de Trabalho e Orientação Científica: O trabalho será realizado no CIES-IUL do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, sob a orientação científica da Doutora Rita Cachado (CIES-IUL), e do coordenador do projeto exPERts, Doutor Marco Allegra (ICS-UL).

Composição do Júri de seleção A seleção dos candidatos será efetuada por um júri constituído pelos Doutores Marco Allegra (ICS-IUL), Graça Índias Cordeiro (CIES-IUL) Rita Cachado (CIES-IUL) e Eduardo Ascensão (IGOT-UL).

Data de início e conclusão do prazo do concurso: As candidaturas devem ser apresentadas entre os dias 12 e 23 de outubro de 2015. O início da bolsa está previsto para 16 de novembro de 2015.

Documentos de candidatura A candidatura deverá incluir: (i) curriculum vitae e contactos pessoais (incluindo número de telefone); (ii) cópia do(s) certificado(s) de habilitações; (iii) carta de apresentação detalhando a experiência anterior da/o candidata/o e motivação para se candidatar a esta bolsa.
A/o candidata/o poderá também incluir (iv) um exemplar de artigo publicado ou um capítulo da tese de mestrado. A candidatura deverá ser enviada por correio eletrónico para o Gabinete de Comunicação e Planeamento do CIES-IUL (gcp.cies@iscte.pt) com o assunto «Candidatura Projeto exPERts».

Seleção e comunicação de resultados: A seleção será efetuada com base na avaliação das candidaturas individuais e nas entrevistas de um número restrito de candidatas/os selecionada/os. As entrevistas com a/os candidate/os selecionada/os terão lugar entre os dias 28 e 29 de outubro (se necessário, a entrevista poderá ser realizada por Skype).

Mais informação no Site: