Quinta-feira, 18 de Abril de 2024
Financiamento/bolsas/emprego

Bolsa de Investigação (BI) para Licenciado em Antropologia

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Antropologia, Bolsas de investigação

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação, refª BI 04038_LABOH, no âmbito do financiamento do Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA)
 
Área Científica: Antropologia, com ênfase em antropologia biológica e arqueologia.
 
Requisitos de admissão: Licenciados em antropologia, arqueologia, ou áreas científicas afins da antropologia biológica. Experiência na escavação de espólio ósseo humano em contexto arqueológico, e laboratório. Experiência no tratamento de vestígios osteológicos humanos, designadamente, limpeza, marcação, inventariação, e análise morfológica e métrica. É desejável proficiência na leitura e na escrita em língua Inglesa, conhecimento do Microsoft Office (ou equivalente), Mendeley, SPSS (ou equivalente) e arquivos digitais.
 
Será dada preferência a candidatos com experiência comprovada:
 
i) no tratamento primário de material osteológico humano; ii) na identificação e na classificação dos vários elementos do esqueleto; iii) na identificação dos elementos anatómicos utilizados na estimativa da idade à morte e na diagnose sexual; iv) na recolha de dados osteométricos, e informatização e tratamento dos mesmos em Excel, SPSS ou suporte similar; v) utilização do Mendeley; vi) excelente conhecimento da língua inglesa; vii) experiência comprovada e conhecimentos na área de métodos e técnicas de escavação em arqueologia.
 
Plano de trabalhos: Pretende-se que o bolseiro auxilie em projetos em curso no Laboratório de Antropologia Biológica e Osteologia Humana – LABOH – do CRIA/FCSH-NOVA. Os projetos visão o tratamento e o estudo da coleção osteológica humana recuperada na intervenção arqueológica da Praça da Figueira, entre os anos de 1999 e 2001, e que engloba vestígios pertencentes ao período romano, medieval e época moderna.
 
O bolseiro terá como deveres: 1) tratamento (incluindo conservação preventiva e acondicionamento apropriado e inventariação) do material das coleções; 2) registo de dados osteométricos e morfológicos; 3) produção da base de dados dos registos e análise preliminar; 4) produção dum registo fotográficos e respetivo arquivo digital.
 
O bolseiro trabalhará em colaboração com o responsável do LABOH – Doutora Francisca Alves Cardoso, e restantes membros da equipa, inclusivamente estagiários.
 
Local de Trabalho: Laboratório de Antropologia Biológica e Osteologia Humana (LABOH) – CRIA/ FCSH-NOVA, Edifício I&D, Av de Berna, Lisboa.
 
A bolsa (€745,00) terá a duração de 6 meses, com início previsto em janeiro de 2016.
 
A data limite de candidatura é dia 6 de janeiro de 2016.
 
Confira o anúncio na íntegra no site do CRIA:
http://cria.org.pt/site/cria/concursos-calls-bolsas/869-bolsa-de-investigacao-bi-para-licenciado-refo-bi-04038laboh.html

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas