Quinta-feira, 18 de Abril de 2024
Financiamento/bolsas/emprego

Bolsa de Investigação (BI) Mestre - História Contemporânea

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Bolsas de investigação, História

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 1 (uma) Bolsa de Investigação para Mestre no âmbito da unidade UID/HIS/04209/2013 – Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, e do Grupo de Investigação Justiça, Regulação e Sociedade, com o apoio financeiro da FCT/MEC através de fundos nacionais e quando aplicável cofinanciado pelo FEDER, no âmbito do Acordo de Parceria PT2020.
 
Área Científica: Ciências Sociais e Humanas, com preferência na área científica História, área científica específica História Contemporânea.
 
Requisitos de admissão: O(a)s candidato(a)s têm de possuir o grau de Mestre em História, especialidade em História Contemporânea, à data do encerramento do concurso, e experiência em projetos de investigação. O(a)s candidato(a)s terão de demonstrar, pelo seu trajeto anterior e pelos seus atuais projetos de investigação, afinidades claras com as temáticas de investigação desenvolvidas no âmbito do IHC considerando os grupos de investigação que o compõem e as linhas temáticas que prosseguem (www.ihc.fcsh.pt).
 
Condições gerais de preferência: O(a)s candidato(a)s deverão apresentar um plano do trabalho de investigação conducente à obtenção do grau de Doutor em área científica do Grupo de Investigação Justiça, Regulação e Sociedade (www.ihc.fcsh.pt). Esse plano deverá preferencialmente incidir sobre uma das seguintes temáticas: I) Instituições, mecanismos e instrumentos de regulação de base estatal e organização de interesses sociais no século XX; II) Cultura jurídica, profissões do judiciário e administração da justiça no século XX; III) Criminalização política e defesa do Estado nos séculos XIX e XX. Valorizam-se conhecimentos aprofundados na organização e tratamento de arquivos e construção de bases de dados digitais.
 
Plano de trabalhos: O(a)s investigadore(a)s selecionado(a)s deverão desenvolver uma investigação conducente à obtenção do grau de Doutor, integrada nas atividades científicas desenvolvidas pelo Grupo Justiça, Regulação e Sociedade, participando nas atividades desenvolvidas no contexto do IHC.
 
Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido sob a tutela do Instituto de História Contemporânea, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, no Grupo de Investigação Justiça, Regulação e Sociedade, sob a orientação científica da Coordenadora do Grupo de Investigação, Paula Borges Santos.
 
A bolsa terá a duração de 12 meses, com início previsto em Janeiro de 2016. O contrato de bolsa poderá ser renovado, por igual período ou pelo período considerado adequado até um máximo de 24 meses, após avaliação de relatório científico de execução a entregar até 30 dias antes do fim do prazo da bolsa.
 
O montante da bolsa corresponde a €980,00 conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores).
 
Data limite de candidatura: 18 de dezembro de 2015.
(A data limite de candidatura deve ser confirmada no texto do anúncio)
 
Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Av. de Berna, 26 C Lisboa - 1069-061, Portugal
Website: http://www.fcsh.unl.pt
Email: ihc@fcsh.unl.pt
 
O texto completo do Edital, contendo os requisitos e o modo de apresentação das candidaturas, encontra-se publicitado no Portal Eracareers:
http://www.eracareers.pt/opportunities/index.aspx?task=global&jobId=66570&lang=pt

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas