Terça-feira, 19 de Março de 2024
Financiamento/bolsas/emprego

Bolsa CLACSO de pequisa - Sistemas de pensões na América Latina

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Argentina, Brasil, Chile, Equador, Uruguai

Bolsas, Bolsas de investigação, Ciências Humanas e Sociais, Economia, Política

Estão abertas as inscrições para a Bolsa do Conselho Latino-americano de Ciências Sociais (CLACSO) destinada a pesquisas sobre os sistemas de pensões na América Latina e no Caribe: "Desigualdades, exclusão e crise de sustentabilidade nos sistemas de pensões na América Latina e no Caribe". A chamada permanecerá aberta até 14 de agosto de 2017.

As bolsas são destinadas à apresentação de propostas de pesquisa localizados em oito países: Argentina, Brasil, Chile, Equador, El Salvador, México, República Dominicana e Uruguai.  Os candidatos selecionados recebem 3 mil euros em seis meses e terão a oportunidade de apresentar seus trabalhos finais em um seminário a ser realizado em Buenos Aires, em março de 2018, além de publicar suas pesquisas em um material editorial desenvolvido pelo Confederación Latinoamericana y del Caribe de Trabajadores Estatales (CLATE) e CLACSO.

Esta iniciativa visa aprofundar o conhecimento sobre os sistemas de pensões na América Latina e se esses elementos mantêm ou exacerbam a desigualdade entre seus beneficiários. Também pretende analisar que fatores excluem grande parte da população de compreender as causas e explicar a sua atual crise de sustentabilidade. O objetivo é  "desenvolver propostas para enfrentar e superar essas crises a partir da perspectiva de um sistema público, estadual e solidariedade".

A lei de pensões, entendida como a garantia de proteção social e de bem-estar auxilia todos os trabalhadores em idade avançada ou em situação de deficiência, tem reconhecimento constitucional na maioria dos países da região, e internacionalmente através de instrumentos como a Convenção 102 da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Mas, de acordo com CLATE e CLACSO, "o reconhecimento legal é muitas vezes insuficiente quando não existem mecanismos reais para garantir uma contribuição de pensão que permita o estado de bem-estar."

Mais informações na página do CLATE.


 


 

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas