Terça-feira, 19 de Março de 2024
Financiamento/bolsas/emprego

Apoio a Projetos de Investigação em Língua e Cultura Portuguesas da Fundação Calouste Gulbenkian

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Concursos, Cultura, Estudos Portugueses, Investigação, Língua

A Fundação Calouste Gulbenkian, através do Programa Gulbenkian de Língua e Cultura Portuguesas (PGLCP), vai apoiar projetos no âmbito da investigação e dos estudos avançados nos domínios da Língua e da Cultura Portuguesas, desenvolvidos por entidades portuguesas ou estrangeiras.

Serão considerados projetos que visem estimular a inovação e a experimentação, a investigação original e o desenvolvimento de novas metodologias de trabalho e que constituam exemplos de boas práticas suscetíveis de serem replicadas de forma sistemática por outras iniciativas similares. Os projetos devem patentear um caráter paradigmático que possa contribuir como modelo de excelência no respetivo domínio de intervenção.

O apoio da Fundação é atribuído a título de comparticipação nas despesas ou nos encargos dos projetos. Excluem-se, por conseguinte, projetos que visem a obtenção de financiamento integral.

Incidência

• Áreas científicas da Língua Portuguesa (Linguística, Filologia e Didática do Português).
  • Áreas científicas da Cultura Portuguesa (Humanidades, designadamente: História, Estudos Artísticos, Literatura, Filosofia e Estudos Culturais).

Elegibilidade

Instituições públicas ou privadas de ensino superior, centros de investigação ou entidades afins, portuguesas ou estrangeiras.

Duração

Os projetos devem obrigatoriamente iniciar-se nos 12 meses subsequentes à data da comunicação do apoio.
O período de execução do projeto não deverá ultrapassar os 12 meses, contados a partir da data prevista para o respetivo início.

Candidaturas abertas até 30 de novembro de 2018.

Mais informações: https://gulbenkian.pt/grant/projetos-investigacao/.