Sexta-feira, 29 de Março de 2024
Financiamento/bolsas/emprego

Bolsa de Gestão de Ciência e Tecnologia no Centro de História da Universidade de Lisboa

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Bolsas de Gestão de Ciência e Tecnologia, História

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Gestão de Ciência e Tecnologia (BGCT) no âmbito do Projecto Centro de História da Universidade de Lisboa - HIS/04311, financiado por fundos nacionais através da FCT/MCTES (PIDDAC), nas seguintes condições:

Área Científica: História

Requisitos de admissão:

1.Habilitações académicas: Licenciatura.

2.Experiência profissional: Experiência na organização e coordenação de eventos científicos.

3.Factores preferenciais:

  • Conhecimentos de informática, na óptica do utilizador;
  • Gestão de redes sociais e plataformas electrónicas;
  • Domínio da língua inglesa.

Plano de trabalhos: No âmbito da Bolsa de Gestão de Ciência e Tecnologia (BGCT), aberta pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, prevê-se a realização de um conjunto amplo de actividades de apoio e incentivo à investigação do Centro de História da Universidade de Lisboa (CH-ULisboa), a serem executadas nas instalações da instituição pelo bolseiro seleccionado, com a intenção de lhe proporcionar uma formação complementar na gestão de programas de ciência, tecnologia e inovação, assim como de lhe facultar formação ao nível da observação e monitorização do sistema científico e tecnológico nacional, permitindo-lhe, simultaneamente, beneficiar de treino especializado numa instituição relevante do sistema científico e tecnológico português, de reconhecida qualidade e adequada dimensão, como é o CH-ULisboa.

O plano de trabalhos previsto contempla várias tarefas de natureza científica, técnica e administrativa, em seguida enunciadas, e resumidamente descritas:

1. Apoio geral à actividade de investigação científica desenvolvida pelo CH-ULisboa, na sua globalidade, e individualmente, pelos investigadores que integram a sua equipa de investigação;

2. Divulgação das actividades científicas e culturais organizadas pelo CH-ULisboa;

3. Organização de eventos científicos e académicos, nomeadamente seminários, colóquios, congressos e conferências, organizados pelo CH-ULisboa;

4. Organização de actividades de formação e extensão cultural, da iniciativa do CH-ULisboa;

5. Preenchimento de relatórios técnicos e científicos, nomeadamente relatórios intercalares e finais exigidos pela FCT- Fundação para a Ciência e a Tecnologia;

6. Gestão dos espaços físicos do CH-ULisboa;

7. Manutenção da página electrónica institucional do CH-ULisboa (http://www.centrodehistoria-flul.com);

8. Outras actividades directamente relacionadas com a gestão corrente e operacional do CH-ULisboa.

Legislação e regulamentação aplicávelLegislação e regulamentação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) –https://www.fct.pt/apoios/bolsas/estatutobolseiroRegulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, IP  – em vigor (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT.pdf) aprovado pelo Regulamento nº 234/2012, publicado na 2ª Série do Diário da República, de 25 de junho de 2012, alterado e republicado pelo Regulamento nº 326/2013, publicado na 2ª Série do Diário da República, de 27 de julho de 2013 e alterado pelo Regulamento nº 339/2015, publicado na 2ª Série do Diário da República, de 17 de junho de 2015 e do Regulamento de Bolsas da Universidade de Lisboa, aprovado por despacho da FCT,I.P (Despacho nº 6977/2015, publicado no Diário da República, 2ª série, nº 120, de 23 de Junho).

Local de exercício da actividade: As actividades relacionadas com a bolsa serão desenvolvidas no Centro de História da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, sob a orientação científica do Director da Unidade de Investigação, o Professor Doutor Hermenegildo Nuno Goinhas Fernandes.

Duração da bolsa: A bolsa terá a duração de quatro (4) meses, com início previsto para o mês de Setembro de 2017, eventualmente renováveis durante a elegibilidade do projecto (de acordo com a legislação em vigor - Cf. Legislação e Regulamentação aplicável supra indicada).

Na sequência do procedimento para a atribuição da Bolsa,  se a lista de ordenação final, devidamente homologada, contiver um número de candidatos aprovados superior ao do número de Bolsas a ocupar, é sempre constituída uma reserva de recrutamento interna, a qual é utilizada no prazo máximo de 18 meses contados da data da homologação da lista de ordenação final, quando haja necessidade de ocupação por desistência do/a bolseiro/a.

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a 745€, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas directamente pela FCT, I.P. no País (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores). As bolsas serão pagas mensalmente por transferência bancária. A este valor acresce o Seguro Social Voluntário, correspondente ao 1º escalão, caso o candidato opte pela sua atribuição, bem como o Seguro de Acidentes Pessoais.

O desempenho de funções a título de bolseiro é efetuado em regime de dedicação exclusiva, ao abrigo do Art.º 5º do Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica.

Métodos de selecção: O método de selecção a utilizar será a avaliação curricular. Os/as candidatos/as seleccionados/as poderão ser chamados/as a realizar uma entrevista para esclarecer qualquer dos pontos da Avaliação Curricular.

Composição do Júri de Selecção: Professor Doutor Hermenegildo Nuno Goinhas Fernandes (Presidente do Júri), Professor Doutor José Augusto Nunes da Silva Horta (Vogal) e Professor Doutor José Manuel Henriques Varandas (Vogal).

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de projecto de lista ordenada, afixada em local visível e público do Centro de História da Universidade de Lisboa, e publicitada na página electrónica da FLUL domiciliada na Internet (http://www.letras.ulisboa.pt/pt/investigacao/bolsas-de-investigacao/bolsas-flul).

Do projecto de lista de classificação final podem os candidatos reclamar no prazo de 10 dias úteis contados da sua afixação/publicitação.

O candidato aprovado será notificado através de e-mail.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 14 de julho a 27 de julho de 2017.

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura, acompanhada dos seguintes documentos:

Documento de identificação individual (Cartão de cidadão / Bilhete de identidade);

Curriculum Vitae;

Certificados de Habilitações.

As candidaturas deverão ser remetidas por correio para a morada a seguir indicada:

Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
Alameda da Universidade, 1600-214 Lisboa
Professor Doutor Hermenegildo Fernandes
Director do Centro de História da Universidade de Lisboa

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas