Terça-feira, 19 de Março de 2024

Academia Brasileira de Escritores abre chamada para Prêmio Carlos Daghlian

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Estudos Comparatistas, Literatura, Prémios

A Academia Brasileira de Escritores e o Grupo Editorial HN, com o intuito de manter viva a memória do Prof. Dr. Carlos Daghlian, e divulgar pesquisas que possam colaborar para o desenvolvimento acadêmico, humano e humanitário, abre chamada para o recebimento de trabalhos para publicação de livro eletrônico, sob título “Prêmio Carlos Daghlian”. As inscrições vão até 31/03/2018.

Serão premiados dois autores, com obras acadêmicas nas áreas de Literatura Comparada e trabalhos acadêmicos que analisem traumas coletivos, envolvendo raças e etnias.

De acordo com João Paulo Vani, presidente da Academia Brasileira de Escritores e ex-aluno do professor Daghlian, a criação do Prêmio Carlos Daghlian é resultado do respeito profissional pelo grande pesquisador, somado à admiração pessoal pela figura calma, paciente e honesta: “É perfeitamente natural que cada pessoa guarde com carinho um ou mais professores, pessoas que auxiliaram no amadurecimento pessoal e profissional. E isso se torna ainda mais forte em uma turma de licenciatura, afinal, formar professores é uma atividade bastante nobre. O professor Daghlian teve em minha carreira uma importância muito grande, tanto que meus estudos de mestrado e doutorado não apenas estão na área de Literatura Comparada, mas se debruçam sobre o terror e o trauma na literatura”.

Os trabalhos deverão ser entregues por meio eletrônico, via e-mail: contato@abresc.com.br, com o assunto “Inscrição – Prêmio Carlos Daghlian”.

Quem foi Carlos Daghlian

Professor Titular do Departamento de Letras Modernas e Professor Emérito do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (Ibilce), câmpus Unesp em São José do Rio Preto, Carlos Daghlian era Bacharel e Licenciado em Letras Anglo-Germânicas (1962) pela Universidade de São Paulo (USP), Master of Arts (1965) pela Pepperdine University de Los Angeles, Doutor em Letras (1972) pela Universidade de São Paulo (USP), Livre-Docente (1987) e Titular (1993) pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), ministrou aulas de Literatura Norte-Americana para os cursos de graduação de 1967 a 2003 e, para a pós-graduação, Teoria da Literatura, de 1979 a 2006.

Presidente emérito da Associação Brasileira de Professores Universitários de Inglês da Associação Brasileira de Professores Universitários de Inglês (Abrapui), Daghlian era autor dos livros “Emily Dickinson: A Visão Irônica do Mundo” (São José do Rio Preto: Vitrine Literária, 2016); “As técnicas de persuasão em Moby Dick”(São José do Rio Preto: Vitrine Literária, 2013) e “Os Discursos Americanos de Joaquim Nabuco” (Recife: Fundação Joaquim Nabuco, 1988); organizador do livro Poesia e Música (São Paulo: Perspectiva, 1985); publicou capítulos de livros e artigos em periódicos especializados sobre Edgard Allan Poe, Herman Melville, Emily Dickinson, entre outros, no Brasil e no exterior. Desde 2009 era membro da Academia Rio-pretense de Letras e Cultura.

Mais informações: www.abresc.com.br/pcdaghlian