Domingo, 24 de Setembro de 2017

Fundação Calouste Gulbenkian
Associação Internacional de Lusitanistas

Saber mais

Financiamento/bolsas/emprego

4.ª edição do Prémio Internacional de Desenvolvimento Local

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Prémios, Património Cultural, Ciências Humanas e Sociais, Geografia, Urbanismo

Estão abertas as candidaturas para a 4ª edição do Prémio Internacional de Desenvolvimento Local. A  documentação  deve  ser  apresentada em inglês, francês, italiano, português ou espanhol. Para os jovens investigadores o prémio oferece uma bolsa de estudos de até 2 mil euros. O prémio está dividido em quatro secções principais e poderão concorrer:

  • Investigadores e/ou especialistas que tenham produzido um ensaio relevante publicado nos últimos três anos;
  • Jovens investigadores que tenham concluído e defendido a tese de doutoramento nos últimos três anos;
  • Territórios que se destaquem por ações inovadoras, essenciais para a sua transformação económica e social;
  • Empresas, singulares ou associadas que conduzam o seu caminho numa lógica de responsabilidade territorial.

As candidaturas vão até 15 de abril de 2017. O prémio tem organização conjunta do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, o Centro de Investigação sobre o Espaço e as Organizações (CIEO) da Universidade do Algarve e o Centro de Investigação sobre a Internacionalização das Economias Locais (CRIEL) da Universidade de Insubria.

A discussão em torno dos desafios sociais e económicos que as regiões da União Europeia atravessam, sublinha a necessidade de um olhar atento para as especificidades dos territórios. O Prémio Internacional de Desenvolvimento Local é uma ideia original do Professor Gioacchino Garofoli da Universidade de Insubria (Itália), que pretende distinguir trabalhos de investigação e iniciativas bem-sucedidas de promoção e apoio ao desenvolvimento local e territorial cuja relevância mereça reconhecimento internacional. O objetivo é encorajar académicos, especialistas, jovens investigadores, instituições públicas, atores privados e empresas a reforçarem a atenção que dedicam às políticas de desenvolvimento territorial, aos instrumentos e processos de análise e a melhorarem a capacidade de diagnóstico, comparando-os em termos internacionais.

A cerimónia de entrega do prémio é parte integrante da Conferência Internacional de Desenvolvimento Local. Este evento realiza-se de três em três anos e teve a sua primeira edição em 2007. Este ano, a 4ª edição da conferência e da entrega do prémio, realizar-se-á na segunda quinzena de maio de 2017, na Universidade do Algarve (Faro).

Mais informações no documento em anexo, no site do evento e através do e-mail hpinto@ces.uc.pt.

Informação relacionada

Outras webs de referência
Enviar Informação

Mapa de visitas