Quinta-feira, 25 de Abril de 2024
Financiamento/bolsas/emprego

3 Bolsas de Investigação - Mestre no Instituto de História Contemporânea da FCSH/NOVA

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Bolsas de investigação, História

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 3 (três) Bolsas de Investigação - Mestre no âmbito da unidade HIS/04209 – Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. 

Área Científica: Ciências Sociais e Humanas, com preferência na área de História

Requisitos de admissão: O(a)s candidato(a)s têm de possuir o grau de Mestre à data de encerramento do concurso e experiência de investigação. O(a)s candidato(a)s terão de demonstrar, pelo seu trajeto anterior e pelos seus atuais projetos de investigação, afinidades claras com as temáticas de investigação desenvolvidas no âmbito do IHC considerando os grupos de investigação que o compõem e as linhas temáticas que prosseguem (www.ihc.fcsh.pt). Em particular, o(a)s candidato(a)s deverão demonstrar experiência em uma ou mais das linhas de investigação desenvolvidas no âmbito das atividades do grupo de investigação Cultura, Identidades e Poder (ver plano de trabalhos).

São consideradas condições gerais de preferência ter o grau de Mestre em História Contemporânea.

Plano de trabalhos: Os investigadores selecionados deverão realizar atividades de investigação e desenvolvimento no âmbito do programa e dos projetos de investigação em curso do Grupo de Investigação Cultura, Identidades e Poder, participando nas atividades desenvolvidas no contexto do programa estratégico do Instituto. Neste sentido, os projetos devem mostrar afinidades temáticas com uma ou mais das seguintes linhas de investigação desenvolvidas no Grupo: História da Imagem, História e Memória, História da Imprensa e História e Historiografia do Processo Revolucionário de 1974-75. Dos candidatos selecionados espera-se que contribuam ativamente na dinamização das atividades destas linhas de investigação, em colaboração com outros membros do Grupo.

Desenvolver uma investigação original, conducente à obtenção do grau de Doutor.


O trabalho será desenvolvido no Instituto de História Contemporânea, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, sob a orientação científica de um investigador doutorado que seja membro integrado do Grupo de Investigação Cultura, Identidades e Poder.

As bolsas terão a duração de 6 meses, com início previsto em 1 de Janeiro de 2017. O contrato de bolsa poderá eventualmente ser renovado, após avaliação de relatório científico de execução a entregar até 30 dias antes do fim do prazo da bolsa.

O concurso encontra-se aberto no período de 05 a 19 de dezembro de 2016.

O texto completo do Edital, contendo os requisitos e o modo de apresentação das candidaturas, encontra-se publicitado no portal EraCareers (Referência: FCSH / IHC / HIS/04209 / 3 Bolsas de Investigação - Mestre): http://www.eracareers.pt/opportunities/index.aspx?task=global&jobId=87021&lang=pt.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas