Domingo, 23 de Setembro de 2018
Financiamento/bolsas/emprego

2.ª edição do Concurso Mundial de Tradução Chinês-Português 2018

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Macau

Língua, Linguística, Prémios, Tradução

No último ano académico, o Gabinete de Apoio ao Ensino Superior da Região Administrativa Especial de Macau (GAES) e o Instituto Politécnico de Macau (IPM) realizaram a 1.ª Edição do Concurso Mundial de Tradução Chinês-Português. Nesse concurso, participaram mais de oitenta equipas de Instituições de Ensino Superior de Macau, do Interior da China e dos Países de Língua Portuguesa e obtiveram resultados excelentes, melhorando o ensino de tradução Chinês-Português, promovendo a construção do Laboratório de Tradução Automática do IPM e incentivando os alunos chineses e os portugueses a aprenderem, respetivamente, Português e Chinês. A fim de consolidar esse papel significativo do Concurso e continuar a desenvolver o ensino-aprendizagem de tradução Chinês-Português, o GAES e o IPM organizam  uma 2.ª edição do Concurso Mundial de Tradução Chinês-Português no ano 2018, com o apoio pleno do Gabinete do Secretário para os Assuntos Sociais e Cultura e da Associação de Megadados Linguísticos (LBDA).

A 2ª edição do Concurso Mundial de Tradução Chinês-Português é dirigida às instituições de todo o mundo que façam parte da Associação de Megadados Linguísticos (LBDA), às instituições de ensino superior de Macau, do Interior da China, dos países de língua portugusa, e àquelas que integrem cursos de tradução ou de áreas afins. Cada equipa deve ser constituída por dois ou três estudantes. Cada equipa pode ter um professor como orientador. Os estudantes e o orientador devem ser oriundos da mesma instituição. As equipas concorrentes terão de traduzir os textos de Português para Chinês, num prazo de três meses a contar do dia da recepção do texto a traduzir. O texto em Português a ser traduzido deverá conter mais de 5.000 frases, não podendo, contudo, ultrapassar as 10.000. As equipas concorrentes terão de submeter inscrição através do formulário online até ao dia 31 de Janeiro de 2018, às 17h00. A entidade organizadora confirmará o recebimento da inscrição via correio electrónico.

A fim de encorajar mais excelentes alunos a participar no Concurso, a recompensa que será concedida na 2ª edição do Concurso Mundial de Tradução Chinês-Português aumentou 33% em relação ao Concurso de 2017, adicionando cinco prémios de menção honrosa. A equipa colocada em 1º lugar vai receber um prémio de 140 mil patacas,  o segundo 105 mil, o terceiro 70 mil e cada equipa de menção honrosa 25 mil. Para incentivar a participação das instituições de ensino superior de Macau, foi ainda criado dois prémios especiais para as equipas das instituições de Macau em que o primeiro classificado tem direito a 68 mil patacas e o segundo 35 mil.

Mais informações sobre o Concurso podem ser encontradas no sítio http://www.ipm.edu.mo/WCPTC.

Com GAES.

 

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas