Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
Congressos

XVII Fórum de Estudos Ibéricos: A Crise na Península Ibérica

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Reino Unido

Chamada para trabalhos, Literatura, Ciências Humanas, Arte

Encontra-se aberta a chamada de trabalhos para o XVII Fórum de Estudos Ibéricos, que terá lugar na Universidade de Oxford nos dias 29 e 30 de setembro de 2016, subordinado ao tema «A Crise na Península Ibérica».
 
Descrição
 
A crise financeira que começou em 2007­-2008 teve um impacto inegável sobre a sociedade na Península Ibérica; embora tenha descoberto divisões dentro da Europa revelou também as interligações de um mundo globalizado. A crise atual mudou profundamente o cenário político e social e deixou a sua pegada no discurso político e no pensamento, o que ao mesmo tempo suscitou perguntas relevantes que merecem atenção crítica em disciplinas para além das ciências sociais.
 
Historicamente, os momentos de crise resultaram amiúde em períodos de criatividade particularmente dinâmicos tanto a nível individual como coletivo, o que por sua vez levou a novas questões sobre a relação entre a arte e a sociedade. Portanto, a crise pode também apresentar oportunidades para se originarem formas alternativas de expressão cultural e novas maneiras de pensar sobre o papel da cultura no seio da sociedade, especialmente em tempos de mudança.
 
Este é o foco do XVII Fórum de Estudos Ibéricos, que visa promover um debate e uma discussão em torno das repercussões da crise sobre a produção cultural contemporânea, particularmente na literatura e nas artes:
 
• As representações da crise política, económica e nacional na literatura, o cinema, a cultura visual e as artes gráficas;
• A relação entre literatura e política;
• O papel do intelectual nas artes;
• Novas formas de escrever a crise: uma crise da forma?;
• Literatura e outras produções culturais como formas de protesto social;
• Crise social, crise de identidade? Processos de adaptação da identidade em períodos de mudança ao longo da história;
• As respostas à crise: a identidade e a criação de marcas nacionais (como a «Marca España») para reparar a imagem de um país;
• Um novo discurso de empoderamento através da política, dos movimentos sociais e do uso do espaço público;
• Os ecos da crise: o jornalismo e as redes sociais;
• A política cultural e o impacto dos cortes nos financiamentos.
 
Os resumos, de entre 200 e 250 palavras, devem ser escritos em inglês ou, adicionalmente, em qualquer outra língua peninsular, e serem enviados até ao dia ​1 de maio de 2016 para ​fisox2016@gmail.com​. Devem incluir o nome completo do autor, a filiação académica e o título da comunicação.
 
As sessões do congresso serão realizadas em basco, catalão, espanhol, galego, inglês e português. Qualquer dúvida ou consulta deve ser endereçada para a organização do Fórum no correio mencionado acima.
 
Mais informañçoes no site do evento: http://www.mod-langs.ox.ac.uk/FIS.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas