Quinta-feira, 23 de Março de 2017

Um projeto de

Fundação Calouste Gulbenkian
Associação Internacional de Lusitanistas

Saber mais

Congressos

XIV Semana de Letras UFOP - Filosofia da dúvida

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Língua, Literatura, Tradução, Linguística, Chamada para GTs

A XIV Semana de Letras da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e o I Simpósio Nacional de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem ocorrem entre os dias 18 e 21 de outubro de 2016, em Mariana (MG). O tema desta edição foi inspirado pela frase de Riobaldo, protagonista do romance Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa: "Eu quase que nada não sei. Mas desconfio de muita coisa": construção do conhecimento no campo das  Letras. As inscrições para apresentação nos grupos de trabalho (GTs) vão até 1º de agosto.

A filosofia da dúvida, presente em toda a prosa rosiana, pode ser vista como uma lição para o sujeito que não respeita mais o poder da desconfiança, da quietude, de um certo engajamento para ouvir o silêncio do cotidiano que pode dizer mais que os numerosos textos aos quais temos acesso de forma acelerada e superficial. Para a compreensão dos fatos da língua, para a reflexão capaz de produzir conhecimento e para o respeito à diversidade inerente ao outro para transmitir esses saberes (objetivos da Universidade), criar o gosto por especular ideias é o impulso necessário.

O evento analisará os estudos sobre a língua portuguesa em seus diversos aspectos, o ensino de língua e literatura, as línguas estrangeiras, a tradução e as expressões literárias. Durante a semana haverá conferências, mesas-redondas, lançamentos de livros e minicursos. A conferência de abertura está a cargo do Professor e Doutor Fábio Durão, presidente da ANPOLL – Associação Nacional de pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística. 


Mais informações e programação completa no site da Semana de letras da UFOP e no email: semanadeletrasufop@gmail.com
 

Foto de divulgação de Arlindo Fotógrafo

 

Informação relacionada

Outras webs de referência
Enviar Informação

Mapa de visitas

Locations of visitors to this page