Sexta-feira, 19 de Abril de 2024

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para trabalhos, Género, História, Migrações, Religião

O XIII Seminário Nacional de Pesquisadores da História das Comunidades Teuto-brasileiras e o Seminário Nacional: Migrações históricas e recentes acontecem de 6 a 8 de Abril, no Rio Grande do Sul. O evento tem como objetivo promover a reflexão e o debate sobre os diferentes processos de migrações ocorridos no decorrer dos últimos três séculos (XIX, XX e XXI), realizando uma análise crítica tanto no tocante histórico quanto da relação com outros campos das Humanidades, como a Antropologia e Sociologia.

Este diálogo interdisciplinar colabora de forma extremamente profícua para o alargamento das compreensões acerca destes processos sociais, sejam estes de caráter interno, no interior do território brasileiro, sejam externos, com a vinda de uma massa considerável de grupos de imigrantes diversificados para o país. Os investigadores interessados em apresentar trabalhos têm até 10 de março para enviar os resumos.

Organizado pela Associação Nacional de Pesquisadores da História das Comunidades Teuto-brasileiras, pelo Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (Univates), pelo Curso de História (Univates), com apoio do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCS, do Instituto Superior de Educação Ivoti, do Instituto Histórico e Geográfico do Vale do Taquari e do Instituto Histórico de São Leopoldo, tem como público-alvo professores e pesquisadores de cursos de graduação e pós-graduação das Ciências Humanas, estudantes de graduação e pós-graduação, professores da educação básica, comunidade em geral.

Simpósios temáticos

1. Educação
  2. Patrimônio Cultural
  3. Relações interétnicas, escravidão e pós-abolição
  4. Política, Sociedade e Economia
  5. Gênero e Etnia
  6. Religiões e manifestações religiosas
  7. História do crime, da polícia, das práticas de justiça e suas fontes
  8. Migrações atuais
  9. Migrações históricas
  10. Temas gerais relacionados à imigração
  11. História Ambiental

Mais informações através do e-mail migracoes.2017@gmail.com e na página do XIII Seminário Nacional de Pesquisadores da História das Comunidades Teuto-brasileiras.