Quinta-feira, 25 de Abril de 2024

XIII Jornadas Internacionais de Estudos das Monarquias Ibéricas no Rio de Janeiro

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para trabalhos, Ciências Humanas e Sociais, Geografia, História, Museus

As XIII Jornadas Internacionais de Estudos das Monarquias Ibéricas com o tema Nações em movimento: índios, africanos e cristãos-novos nos impérios ibéricos ultramarinos acontecem no Rio de Janeiro de 27 a 30 de setembro. Trata-se de evento anual promovido pela Red Columnaria – Rede temática de investigação sobre as fronteiras das monarquias ibéricas, com o apoio da Companhia das Índias da Universidade Federal Fluminense (UFF), do Museu Histórico Nacional e do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio De janeiro (UFRJ). As propostas de trabalho podem ser enviadas até 1º de março.

As XIII Jornadas de Columnaria acompanham os movimentos dos museus contemporâneos em incorporar uma perceção crítica dos seus acervos, que passam a ser considerados em termos de problematização histórica, e não como celebrações idealizadoras de um passado. Entende-se hoje que um museu nacional, em sua aceção tradicional e europeia, seria propenso a diluir diferenças e tensões inerentes à própria construção de identidades. Trata-se assim de revisitar esses velhos espaços no Novo Mundo, com uma salutar mudança de foco em torno da categorização das diferenças, considerando as muitas configurações em torno das nações, caracterizadas por constantes movimentos.

Serão aceitas comunicações sobre a dinâmica das nações nas conquistas ibéricas ultramarinas do século XVI ao XVIII, enfocando sobretudo suas conexões com índios, africanos e cristãos-novos. Espera-se que a sua realização em dois dos mais representativos museus nacionais do país contribua para a inclusão da história moderna nas reflexões sobre tais instituições.

Mais informações na chamada para trabalhos em anexo, na página da Companhia das Índias e também no e-mail nacoesemmovimento@gmail.com.