Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
Congressos

XII Colóquio Internacional Tradição e Modernidade no Mundo Ibero-Americano

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Arte, Chamada para trabalhos, Ciências Humanas e Sociais, Estudos Ibéricos, Estudos Ibero-Americanos, História, Religião

O XII Colóquio Internacional Tradição e Modernidade no Mundo Ibero-Americano acontece de 18 a 21 de julho, na Universidade Católica Portuguesa (UCP), no Porto. O evento é dedicado ao tema: Intelectuais, nação e cultura: movimentos, identidades, migrações. Dessa forma, as atividades estarão concentradas em torno de um assunto contemporâneo que remete, no entanto, à primeira modernidade e, especialmente, ao estudo das singularidades ibéricas na organização dos seus governos locais, coloniais e pós-coloniais na primeira modernidade no mundo contemporâneo.

Os investigadores interessados em sugerir painéis têm até 15 de fevereiro. As propostas de comunicação podem ser enviadas de 21 de fevereiro a 2 de abril.

Eixo Temático

Para os intelectuais hispano-americanos e luso-brasileiros, a questão nacional sempre se apresentou como um desafio, e na formulação de suas análises, a manutenção ou a rutura com o legado ibérico possui lugar destacado. Neste sentido, a adoção de medidas institucionais e sociais capazes de viabilizar a construção nos países hispano-americanos do modelo político e social que define a modernidade, implicava na quebra dos modos tradicionais de organização da sociedade e de construção do Estado.

Nesse embate de ideias, práticas políticas e modelos culturais, a América Latina, ao longo do século XX, pôde implantar instituições políticas próprias do mundo moderno, mas, é possível também constatar a permanência de práticas políticas que não se coadunam com a modernidade e que indicam a permanência dos valores ibéricos tradicionais. Tal constatação sugere a perscrutação dos conteúdos da vida política e social ibérica nos seus momentos fundadores, pensados a partir do período colonial, e em suas manifestações contemporâneas, especialmente no que diz respeito à formação dos chamados blocos históricos como a Europa e o Mercosul. Acima de tudo, sugere que os pesquisadores em Ciências Humanas se debrucem sobre as diferentes conjunturas, temporalidades e espacialidades que compõem o chamado mundo Ibérico e perscrutem a suas especificidades dentro da chamada cultura política moderna.

Ao longo de todo o século XIX a América Ibérica foi cenário de uma acirrada disputa no campo das ideias e das práticas políticas em torno desta temática. A questão dos paradigmas se encontrava no centro desse debate. Tornar esses novos Estados o mais próximo possível dos modelos hegemónicos: Grã-Bretanha e França ou voltar os olhos para o modo como o Estado norte-americano foi construído, o que implicava em se viabilizar a destruição do legado ibérico. A possível simplificação na definição de uma dualidade entre o que seja ibérico e o que possa ser anglo-saxónico serão debatidos no Colóquio. Pretende-se reunir pesquisadores em torno dos conteúdos ibéricos aqui resumidos.

  •     Intelectuais e projetos nacionais
  •     Pensamento Político
  •     Ciência, modernidade e modernização no mundo Ibérico
  •     Arte e cultura
  •     Religião e Instituições Religiosas

Mais informações na página da UCP.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas