Segunda-feira, 29 de Maio de 2017

Um projeto de

Fundação Calouste Gulbenkian
Associação Internacional de Lusitanistas

Saber mais

Congressos

XI ENANPEGE | GT Territorialidades de Festas Populares

Início: Fim: Países: Brasil

Chamada para GTs, Geografia

No âmbito do XI ENANPEGE, a coordenação do Grupo de Trabalho 41 - Territorialidades de Festas Populares convida para a submissão de propostas até o dia 20 de maio.
 
Apresentação
As festas populares têm se constituído como um campo de investigação fecundo nos programas de pós-graduação em geografia, ainda que pese a longa herança de estudos sociológicos, antropológicos e históricos. Festas da cidade? e da roça?, exposições, carnavais, folguedos, etc. levam os geógrafos a questionarem sobre os lugares e os territórios, as cosmovisões da nossa sociedade, valores, ideologias e utopias, bem como desvelam as tensões que existem entre ordem e desordem, tradição e ruptura, público e privado, austeridade e excessos, mercantilização e originalidade, identidades e diferenças, insiders e outsiders, global e local. Sejam encaradas como momentos especiais ou como continuidades do cotidiano, as festas ora atenuam, ora aguçam, ora criam dilemas, conflitos e contradições que nos possibilitam lê-las como textos em que se inscrevem histórias, romances e contos impregnados de relações de poder, territorializando seus espaços. O objetivo do GT é ampliar as discussões sobre o espaço-tempo de conflitos, de dilemas e, de contradições das festas populares e, portanto, evidenciar, à luz de leituras geográficas, tal aspecto das festas, priorizando os trabalhos que apresentem relevância teórica e análise empírica consistente. As pesquisas podem ser estudos de caso, análises comparativas, ou embasadas em quaisquer outros procedimentos que coloquem as tensões existentes na festa e seus reflexos espaciais como eixo norteador de análise geográfica.
 
As propostas devem ser enviadas, até o dia 20 de maio, para o endereço: territoriosfestas@gmail.com.
Coordenadores/as
José Antônio Souza de Deus - UFMG
Maria Augusta Mundim Vargas - UFS
Maria Geraldo de Almeida - UFG
Salete Kozel Teixeira - UFPR
 
Sobre o ENANPEGE
O objetivo principal do XI ENANPEGE: A Diversidade da Geografia Brasileira: Escalas e Dimensões da Análise e da Ação, um encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE), é oferecer espaço e ocasião para que os geógrafos ligados aos Programas de Pós Graduação em Geografia exponham seus pontos de vista, suas teorias e suas práticas na produção do conhecimento geográfico e como se propõem a participar propositivamente das transformações espaciais e territoriais do Brasil.
 
Confira o documento em anexo para mais informações.

Informação relacionada

Outras webs de referência
Enviar Informação

Mapa de visitas

Locations of visitors to this page