Quinta-feira, 20 de Julho de 2017

Fundação Calouste Gulbenkian
Associação Internacional de Lusitanistas

Saber mais

Congressos

XI CCHLA Conhecimento em debate: Universidade e desafios do tempo presente

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Arte, Chamada para trabalhos, Ciências Humanas e Sociais, Género, Letras, Língua, Linguística, Literatura

O XI CCHLA Conhecimento em debate: Universidade e desafios do tempo presente acontece de 13 a 17 de fevereiro na Paraíba. Organizado pelo Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) é um espaço de diálogo onde ocorre intercâmbio entre professores, pesquisadores, técnico-administrativos e estudantes do Centro, suscitando um momento extremamente significativo de discussão e reflexão dentro das áreas que compõem o campo das humanidades. Durante o evento haverá 45 sessões temáticas nas áreas das Ciências Sociais e Humanas, Letras e Artes. Os investigadores interessados em enviar resumos têm até 15 de janeiro.

Esse evento se constitui em um espaço importante em que a condição dos saberes multifacetados dos especialistas se transforma em interfaces dialogais entre as várias áreas de conhecimento que compõem a realidade efetiva do CCHLA. Nesta décima primeira edição do CCHLA Conhecimento em Debate, estará em pauta o papel da universidade contemporânea na construção do conhecimento, exercendo sua posição de crítica e de independência, atenta às demandas do tempo presente, e compromissada com uma sociedade melhor no futuro.

A homenageada deste XI CCHLA Conhecimento em Debate é a professora Eleonora Menicucci de Oliveira. Professora titular de Sociologia da UNIFESP. Durante a ditadura militar, Eleonora foi militante do movimento estudantil, atuou em organizações clandestinas de resistência à ditadura e foi presa política em São Paulo. Já morando em João Pessoa, militou no movimento feminista e na seção paraibana do Comitê Brasileiro pela Anistia. Eleonora Menicucci é graduada em Ciências Sociais (UFMG), mestre em Sociologia (UFPB) e Doutora em Ciência Política (USP). Dentre os cargos públicos que ocupou, destacam-se o de Pró-Reitora de Extensão da UNIFESP e o de Ministra de Políticas para as Mulheres do Governo da Presidenta Dilma Rousseff. Eleonora Menicucci irá promover a conferência de abertura do XI CCHLA Conhecimento em Debate, falando sobre o tema "Feminismo e lutas democráticas no Brasil"

Mais informações na página da XI CCHLA e nos documentos em anexo.

Informação relacionada

Outras webs de referência
Enviar Informação

Mapa de visitas