Sábado, 17 de Novembro de 2018
Congressos

X Semana Nacional de História: O fazer/ensinar História(s): possibilidades e desafios da diversidade cultural

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para trabalhos, História

Entre os dias 17 e 21 de setembro de 2018, no campus do Centro de Formação de Professores (Cajazeiras – Paraíba), ocorrerá a  X Semana Nacional de História da Universidade Federal de Campina Grande (CFP/UFCG). O prazo de envio de trabalhos para os Simpósios temáticos foi estendido até o dia 28 de junho.

Em sua décima edição, a Semana Nacional de História propiciará aos participantes a oportunidade de refletir sobre o tema O fazer/ensinar História(s): possibilidades e desafios da diversidade cultural. Este evento tem como objetivo principal reunir pesquisadores, docentes, discentes, ativistas e militantes para dialogar os resultados de seus estudos e suas experiências cotidianas em torno das diversas possibilidades no ensino de História e das variadas formas na construção da educação na contemporaneidade.

Organizada por discentes do Curso de Graduação em História, a X Semana Nacional de História CFP/UFCG dará continuidade a um evento científico que, desde 2009, constitui-se como espaço de trocas de experiências e de diálogos entre estudantes, professores e pesquisadores quanto à produção do conhecimento histórico e de áreas afins.

O diálogo pretende ampliar as discussões sobre as variadas formas e possibilidades dentro do ensino de história. Temas em voga, como a Educação Popular e sua perspectiva política, as múltiplas formas de leitura do mundo a partir da utilização de novas metodologias e fontes, auxiliando tanto o ensino como a pesquisa em História, desde a música, a dança, o cinema, o teatro e as demais artes. Busca-se também trabalhar os aspectos ligados a pluralidade de gêneros, etnias e lugares. As discussões pretendem propor um debate acerca da compreensão do fazer/ensinar história(s) e de suas aplicações na esfera da educação, além de problematizar e refletir as dificuldades enfrentadas por docentes e discentes no atual cenário político do Brasil.

Mais informações: https://www.eventoshistoriacfp.com.br.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas