Sexta-feira, 29 de Março de 2024
Congressos

X Jornadas Cinema em Português na Universidade da Beira Interior

Início: Fim: Países: Moçambique, Portugal

Ciências Humanas e Sociais, Cinema, Comunicação, Género

A X Jornada Cinema em Português, organizada pela Universidade da Beira Interior (UBI), acontece de 15 a 17 de maio em Covilhã. O evento tem como enfoque a discussão de cinematografias de territórios onde o português é língua oficial ou dominante, procurando integrar estas obras como um exemplo das novas dinâmicas artísticas, culturais e sócio-económicas que têm marcado os anos mais recentes. Esta edição tem como foco a produção e a cultura cinematográfica de Moçambique.

Ao longo da última década, o cinema português - a sua história e estética - tem sido uma preocupação central dos cursos de licenciatura e mestrado em Cinema da UBI, contribuindo para uma reflexão sobre o passado, o presente e o futuro da prática cinematográfica entre nós.

Para além da natural importância para os alunos e investigadores de Cinema da UBI, as Jornadas de Cinema em Português têm-se consolidado, nacional e internacionalmente, como um fórum privilegiado e reconhecido de debate sobre problemáticas atuais que reúnem investigadores de diversas áreas científicas.

Reafirmando o seu próprio histórico, a décima edição das Jornadas de Cinema em Português pretende trazer a debate problemáticas atuais e pertinentes para a reflexão sobre os cinemas dos diversos países que falam em português, procurando reunir esforços para ensaiar hipóteses de leitura conjunta e complementar.

Programa

Segunda-feira, 15 de maio

14h - Abertura
Presidente da Faculdade de Artes e Letras, Professor Paulo Serra (UBI, Portugal)

14h30 - Jusciele Oliveira & Mirian Tavares (UAlg, Portugal) - “Que a luz negra ilumine o meu rosto!”: trajetória e estilo no cinema de Flora Gomes
Leandro Mendonça (UFF, Brasil) - Tensões nas periferias: algumas semelhanças e diferenças de África e Brasil
Helyenay Araújo (UERJ, Brasil) - Coproduções luso-brasileiras no Programa ibermedia: O caso da Ukbar filmes

16h - Márcia Motta (UFF, Brasil) - A (des)construção da Memória: Tetê Morais e o MST no documentário “O Sonho de Rose” (2001)
Monica Piccolo (UEMA, Brasil) - A Falácia de um Projeto Modernizador nas lentes de "Maranhão 66"
Rafael Valles (PUC-RS, Brasil) - Os deslocamentos do "eu" no documentário brasileiro - uma análise sobre "Rua de mão dupla"
Gabriela Santos Alves (UFES, Brasil) - Cultura manicomial e imagem: política de saúde mental e o documentário brasileiro

Terça-feira, 16 de maio

10h - Helder Gonçalves (UBI, Portugal) - Propostas de Escuta no Cinema de Sandro Aguilar
Beatriz Cerbino (UFF, Brasil) - Cinema e Dança. As críticas de Jaques Corseuil
Eduardo Tulio Baggio (UNESPAR, Brasil) - Formulações teóricas realistas na obra de Joaquim Pedro de Andrade
Sérgio Soares (UBI, Portugal) - "Aquarius" e a luta pelo direito à saudade

14h - Tiago Ribeiro dos Santos (IFSC, Brasil) - "Que horas ela volta?" Feminismo, maternidade e trabalho doméstico no Brasil
Anderson de Souza Alves (UBI, Portugal) - O novo cinema queer a brasileira
Glaura Cardoso Vale (UFMG, Brasil) - A mise-en-film da fotografia no documentário brasileiro: dos álbuns de família aos arquivos da dor

16h- Alexandra João Martins (Portugal) - Pedro Costa, por um cinema menor
José Guilherme Pinto dos Santos (UP, Portugal) - Ser tocado pela verdade sabendo que tudo é falso. A herança expressiva do cinema de João César Monteiro no cinema de Miguel Gomes
Ana M. Ferraria (UL, Portugal) - A ficção como a vida. Os filmes de Edgar Pêra
Ricardo Vieira Lisboa (ESTC, Portugal) - A recepção crítica de "Três Dias sem Deus" de Bárbara Virgínia
Ricardo J. Pinho (UL, Portugal) - Podem os extra-terrestres falar português? Ficção científica cinematográfica em língua portuguesa

Quarta-feira, 17 de maio

10h - Jorge Luiz Cruz (UERJ, Brasil) - Thomaz Vieira e a chegada do cinema em Moçambique
Lívia Apa (Università degli Studi di Napoli “L’Orientale”, Itália) - O cinema “moçambicano” de Rodrigo Gonçalves
Ana Cristina Pereira (CECS-UM, Portugal) - Licinio Azevedo e o cinema enquanto artífice de memória

14h - Salvatore Aromando (Università degli Studi di Napoli “L’Orientale”, Itália) - Passagem de imagens, imagens de passagem em "Mueda, memória e massacre" de Ruy Guerra: contos anti-coloniais de uma imagem reconstruída
Alex Santana França (UFBA, Brasil) - Imagens, relatos e discursos do pós-guerra civil (1977-1992) em Moçambique: Análise do filme "A guerra da água" (1996), de Licínio Azevedo
Catarina Simão (Portugal) - Cinema, fotografia e vídeo no arquivo de Moçambique. A reapropriação como alternativa à preservação das imagens em perigo de desaparecimento

16h - Mesa-redonda “Cinema Moçambicano, Hoje”

Mais informações na página das X Jornadas Cinema em Português na Universidade da Beira Interior.

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